CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DESTINADA A APURAR A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
54ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 23/10/2013


 -

Reunião Deliberativa:

LOCAL: Anexo II, Plenário 08
HORÁRIO: 14h30min

A -

Requerimentos:


1 -

REQUERIMENTO Nº 22/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer ao Ministro da Educação, o Senhor Aloizio Mercadante, estatísticas de evasão escolar motivadas pelo trabalho infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


2 -

REQUERIMENTO Nº 23/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer ao Ministério Público do Trabalho, o número de ações civis pública e inquéritos civis sobre o trabalho infantil; estatísticas de cadeias produtivas de maior incidência de inquéritos e ações".
APROVADO O REQUERIMENTO.


3 -

REQUERIMENTO Nº 24/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer ao Senhor Ministro do Trabalho e Emprego, cópia de relatórios de fiscalização do trabalho infantil; normas internas relativas à fiscalização do trabalho rural e urbano; dados sobre o trabalho infantil doméstico; lista suja dos empregadores implicados na exploração do trabalho infantil; estatísticas das principais cadeias produtivas do trabalho infantil urbano e rural, com especificação da incidência das piores formas de trabalho infantil no Brasil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


4 -

REQUERIMENTO Nº 25/13 - dos Srs. Luciana Santos e Sandra Rosado - que "requer à Administradora Executiva da Fundação ABRINQ a lista de empresas que são detentoras do selo "Empresa Amiga da Criança"".
APROVADO O REQUERIMENTO.


5 -

REQUERIMENTO Nº 32/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer ao Ministro do Desenvolvimento Agrário as estatísticas de incidência do trabalho infantil na zona rural".
APROVADO O REQUERIMENTO.


6 -

REQUERIMENTO Nº 1/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer ao Conselho Nacional de Justiça, informações acerca do número de ações penais propostas e efetivas condenações que se relacionam com o trabalho infantil no Brasil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


7 -

REQUERIMENTO Nº 2/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer ao Tribunal Superior do Trabalho, informações acerca do número de ações trabalhistas que versam sobre trabalho infantil no Brasil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


8 -

REQUERIMENTO Nº 3/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cópia do relatório final da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


9 -

REQUERIMENTO Nº 18/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada diligência, no Estado da Bahia, para verificar, in loco, a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Bairro de Mutum".
APROVADO, COM ALTERAÇÃO, AMPLIANDO O ALCANCE DA DILIGÊNCIA PARA TODO O ESTADO DA BAHIA.


10 -

REQUERIMENTO Nº 19/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada diligência para verificar, in loco, a inserção da mão de obra infantojuvenil na indústria de calçados de Franca - SP".
APROVADO, COM ALTERAÇÃO, AMPLIANDO O ALCANCE DA DILIGÊNCIA PARA TODO O ESTADO DE SÃO PAULO.


11 -

REQUERIMENTO Nº 20/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada diligência para verificar, in loco, a participação de crianças e de adolescentes na produção artesanal de castanha de caju na cidade de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte".
APROVADO, COM ALTERAÇÃO, AMPLIANDO O ALCANCE DA DILIGÊNCIA PARA TODO O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.


12 -

REQUERIMENTO Nº 21/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada diligência para verificar, in loco, a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes nas feiras livres da cidade de Caruaru no Estado de Pernambuco".
APROVADO, COM ALTERAÇÃO, AMPLIANDO O ALCANCE DA DILIGÊNCIA PARA TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO.


13 -

REQUERIMENTO Nº 4/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada audiência pública para debater o tema: Trabalho Infantil Desportivo".
APROVADO O REQUERIMENTO.


14 -

REQUERIMENTO Nº 5/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de audiência pública destinada a ouvir o representante da Fundação Abrinq acerca da campanha "Cartão Vermelho" e dos "Programas Prefeito Amigo da Criança e Empresa Amiga da Criança", entre outros projetos, por ela desenvolvidos que visam à proteção e à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes".
APROVADO O REQUERIMENTO.


15 -

REQUERIMENTO Nº 6/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada audiência pública para debater o tema: Trabalho Infantil na Agricultura".
APROVADO O REQUERIMENTO.


16 -

REQUERIMENTO Nº 7/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de audiência pública destinada a debater o tema: Trabalho Infantil e Cadeias Produtivas".
APROVADO O REQUERIMENTO.


17 -

REQUERIMENTO Nº 8/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada para debater o tema: Políticas Públicas de Combate ao Trabalho infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


18 -

REQUERIMENTO Nº 9/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada audiência pública para debater o tema: Trabalho Infantil Artístico".
APROVADO O REQUERIMENTO.


19 -

REQUERIMENTO Nº 10/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública para debater o tema: Trabalho Infantil e Educação".
APROVADO O REQUERIMENTO.


20 -

REQUERIMENTO Nº 11/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada a debater o tema: O Cenário do Trabalho Infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


21 -

REQUERIMENTO Nº 12/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada a debater o tema: Trabalho Infantil Doméstico: o desafio de superar a invisibilidade".
APROVADO O REQUERIMENTO.


22 -

REQUERIMENTO Nº 13/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada a debater o tema: Trabalho Infantil e Saúde".
APROVADO O REQUERIMENTO.


23 -

REQUERIMENTO Nº 14/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer seja realizada audiência pública para debater o tema: Autorizações judiciais para o Trabalho antes da Idade Mínima permitida".
APROVADO, COM ALTERAÇÃO, INCLUINDO O CONVITE PARA O PRESIDENTE DA ANAMATRA.


24 -

REQUERIMENTO Nº 15/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada a debater o tema: Legislação e as Piores Formas de Trabalho Infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


25 -

REQUERIMENTO Nº 16/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública para que seja ouvida a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, acerca dos Desafios para Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


26 -

REQUERIMENTO Nº 17/13 - da Sra. Sandra Rosado - que "requer a realização de Audiência Pública destinada a debater o tema: Desafios para Erradicação do Trabalho Infantil, legislação, ações e iniciativas".
APROVADO O REQUERIMENTO.


27 -

REQUERIMENTO Nº 26/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer realização de Audiência Pública para ouvida do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Excelentíssimo Sr. Pepe Vargas e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Sua Excelência, o Senhor Antônio Andrade".
APROVADO O REQUERIMENTO.


28 -

REQUERIMENTO Nº 27/13 - dos Srs. Luciana Santos e Sandra Rosado - que "requer realização de audiência pública sob o tema: Desafios para a Erradicação do Trabalho Infantil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


29 -

REQUERIMENTO Nº 28/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer realização de audiência pública para ouvida de entidades da Sociedade Civil sobre o Combate ao Trabalho Infantil no Brasil".
APROVADO O REQUERIMENTO.


30 -

REQUERIMENTO Nº 29/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer realização de audiência pública para ouvida do Ministro do Trabalho e Emprego, o Senhor Manoel Dias".
APROVADO O REQUERIMENTO.


31 -

REQUERIMENTO Nº 30/13 - da Sra. Luciana Santos - que "requer realização de audiência pública sob o tema: "Evasão escolar em função do Trabalho Infantil e medidas para manter as crianças e adolescentes na escola"".
APROVADO O REQUERIMENTO.


32 -

REQUERIMENTO Nº 31/13 - dos Srs. Luciana Santos e Sandra Rosado - que "requer realização de audiência pública para ouvida da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Sua Excelência, a Senhora Tereza Campello".
APROVADO O REQUERIMENTO.