CÂMARA DOS DEPUTADOS

SECRETARIA DA MULHER
57ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária

RESULTADO DA SEMINÁRIO COM A PARTICIPAÇÃO DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER EM 31/05/2023


TEMA: "Desafios para a paridade: gênero, raça e eleições no Brasil"


    O Brasil é internacionalmente conhecido por suas baixíssimas taxas de representação feminina na política. Mesmo com o aumento considerável de mulheres eleitas para o Poder Legislativo nos últimos dois pleitos, fruto de políticas afirmativas específicas para combater a sub-representação, o país ocupa atualmente a 131ª posição no ranking da União Inter-Parlamentar, entre 190 países. As atuais taxas de representação feminina na Câmara e no Senado Federal, abaixo de 20% do total de membros das duas casas, sinalizam que a paridade de gênero na política brasileira ainda é uma realidade distante.

    Alcançar a paridade na representação entre homens e mulheres na política é uma pauta fundamental da atuação do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), como parte da estrutura da Secretaria da Mulher. Aumentar a participação de mulheres na política significa propiciar participação efetiva das mulheres na decisão dos parâmetros que organizam a sociedade, abandonando um sistema decisório injusto e pouco diverso controlado por uma minoria historicamente privilegiada.

    A fim de melhor compreender os obstáculos à participação feminina e acompanhar os impactos da legislação nas últimas eleições nacionais, o ONMP firmou parceria com o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB) para realizar a pesquisa "Gênero e Raça nas Eleições de 2022", cujos resultados finais serão apresentados no seminário. A pesquisa, financiada por meio de emendas apresentadas por diversas parlamentares, consiste na análise do processo eleitoral brasileiro de 2022, do registro das candidaturas até a divulgação dos resultados, com foco na participação política das mulheres como candidatas à Câmara dos Deputados.


    PROGRAMAÇÃO


    MANHÃ

    9h30
    Abertura: Deputadas Daiana Santos (PCdoB-RS) e Tábata Amaral (PSB-SP), Coordenadoras do Observatório Nacional da Mulher na Política; Dep. Lêda Borges (PSDB-GO), Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Laiz Soares (Conecta Aceleradora de Mulheres na Política, apoiadora do evento).

    10h
    Mesa 1 - Pesquisa gênero e raça nas eleições de 2022: o ONMP e o estudo da participação das mulheres nas eleições no Brasil
    Deputada Érika Kokay - PT/DF e Flávia Biroli (IPOL-UnB)
    Mediação: Observatório Nacional da Mulher na Política

    10h45
    Mesa 2 - Participação política e paridade: um balanço de avanços e desafios na América Latina
    Flavia Freidenberg (Universidad Nacional Autónoma de México, México), Mariana Caminotti (Universidad Nacional de San Martín, Argentina), Danusa Marques (IPOL/UnB), Carlos Machado (IPOL/UnB)
    Mediação: Observatório Nacional da Mulher na Política
     

LOCAL: Auditório Freitas Nobre
HORÁRIO: 09h30min