|
CÂMARA DOS DEPUTADOS |
COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária
ATA DA 38ª REUNIÃO ORDINÁRIA
AUDIÊNCIA PÚBLICA
REALIZADA EM 10 DE NOVEMBRO DE 2015.
Às quatorze
horas e quarenta e dois minutos do dia dez de novembro de dois mil e
quinze, reuniu-se a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com
Deficiência, no Anexo II, Plenário 07 da Câmara dos Deputados. Aelton
Freitas - Presidente; Eduardo Barbosa e Carmen Zanotto - Vice-Presidentes;
Conceição Sampaio, Dulce Miranda, Dr. Jorge Silva e Pastor Eurico -
Titulares; Carlos Henrique Gaguim, Elizeu Dionizio, Erika Kokay, Paulo
Foletto, Professora Marcivania e Rubens Otoni – Suplentes. Compareceram
também os Deputados Evair de Melo, Luiz Carlos Ramos, Professor Victório
Galli, Tenente Lúcio e Weliton Prado, como não-membros. Deixaram de
comparecer os Deputados Deley, Dulce Miranda, Geraldo Resende, Luizianne
Lins, Mandetta, Maria do Rosário, Misael Varella, Pedro Vilela, Soraya
Santos, Sóstenes Cavalcante e Zenaide Maia. ABERTURA: O Presidente, deputado Aelton
Freitas, declarou aberta a Reunião de Audiência Pública em razão da
aprovação do Requerimento nº 29/2015, de autoria da deputada Erika Kokay e
subscrito pela deputada Professora Marcivania, com o objetivo de “discutir
os problemas enfrentados pelo CEAL – Centro Educacional Audição e
Linguagem Ludovico Pavoni”. O Presidente informou que a audiência seria um
evento interativo e que o público poderia enviar perguntas por meio de
cadastro no portal institucional e-democracia. Dando prosseguimento
aos trabalhos, convidou para tomar assento à mesa a senhora VERA LÚCIA
FERREIRA MENDES, Coordenadora-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência,
representando o Ministério da Saúde; o senhor WEDERSON RUFINO DOS SANTOS,
Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência,
representando o senhor Antonio Jose Ferreira, Secretário Nacional
de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; o senhor RONALDO CAMPOS, Coordenador
da Otorrinolaringologia do Governo do Distrito Federal e Executor do
Contrato do CEAL junto à Secretaria de Saúde do GDF; o senhor
GIUSEPPE RINALDI, Diretor do Centro Educacional Audição e Linguagem
Ludovico Pavoni (CEAL) e a senhora MARA ROIG, Presidente da Associação de
Pais e Amigos do CEAL. O deputado
Aelton Freitas informou as regras procedimentais pertinentes à
condução da reunião em curso e passou a condução dos trabalhos à
presidência alternada das deputadas Professora Marcivania e Erika Kokay. A
palavra foi concedida aos palestrantes para que fizessem as suas
explanações. Falaram subsequentemente os senhores Giuseppe Rinaldi, Mara
Roig, Vera Lúcia Ferreira Mendes, Ronaldo Campos, Julio Cesar Isidro –
assessor do Secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal – e
Wederson Rufino dos
Santos. Ao final das explanações, a presidente estendeu os debates
ao público. Pronunciaram-se os senhores Vanessa Monteiro, Odail, Andréia
Costa, Vanderleide Xavier, Rodrigo Ribeiro e Augusto Gama. Em seguida, a
deputada Professora Marcivania passou a palavra aos palestrantes para que
respondessem às indagações feitas pelo público e fizessem as suas
considerações finais. A deputada Erika Kokay fez as suas considerações
acerca do tema e solicitou alguns encaminhamentos para atender às demandas
dos pais de alunos do CEAL: - que a Comissão de Defesa dos Direitos das
Pessoas com Deficiência elabore um requerimento de Indicação ao governo
federal, com o intuito de liberar os aparelhos de FM em função da condição
de estudante, e não da faixa etária; - que se elabore um Projeto de Lei
que obrigue os planos de saúde a arcar com os custos dos aparelhos
auditivos e que os planos não imponham limite ao número de consultas de
fonoaudiologia; - que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da
República organize uma reunião com a presença do Tribunal de Contas do
Distrito Federal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios,
da Instituição (CEAL), da representação dos pais de crianças alunas do
CEAL; da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal e de
representante do Ministério da Saúde, com o intuito de acelerar e
desburocratizar o processo licitatório para aquisição de aparelhos
auditivos. Logo após, a deputada Professora Marcivania fez as suas
considerações a respeito do tema da Audiência e agradeceu a presença dos
palestrantes por suas importantes contribuições para o debate, bem como a
dos membros e a dos demais presentes, que muito haviam enriquecido para a
exploração do tema em questão. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a
tratar, a Presidente declarou encerrada a reunião de Audiência Pública às
dezesseis horas e cinquenta e oito minutos, antes convocando os senhores
membros para reunião ordinária deliberativa a realizar-se no dia onze de
novembro. E, para constar, eu, ____________________, Hérica Souza, Secretária-Executiva,
lavrei a presente ata, que, depois de aprovada, será assinada pela Presidente,
deputada Professora Marcivania ________________, e publicada no Diário da
Câmara dos Deputados. Xxxx.
|