Professora Rosa Neide (PT-MT): “Durante a pandemia, o povo defendia a volta às aulas na maior gritaria nesta Casa de que o estudante só aprende na escola. Agora vejo as mesmas pessoas dizendo que as crianças devem ficar em casa”.
Bacelar (PV-BA): “O homeschooling é uma medida equivocada, um retrocesso para a educação e para a democracia. A educação domiciliar é contra a própria democracia”.
Lincoln Portela (PL-MG): “A educação domiciliar deu certo em 65 países do mundo: em países socialistas, em países que hoje são dirigidos por comunistas e mantiveram o homeschooling, em países capitalistas, em países que não são cristãos”.
Sâmia Bomfim (Psol-SP): “Esse projeto fere de morte o direito à educação. É na sala de aula que se tem capacidade de ter o desenvolvimento cognitivo completo, de socialização, e isso é indispensável para a educação”.
Joice Hasselmann (PSDB-SP): “O homeschooling é um avanço para a educação brasileira. Vai equiparar a nossa educação com a de países que oferecem há muito tempo esse tipo de educação, ou pelo menos nós teremos a chance de chegar perto desses países”.
Joênia Wapichana (Rede-RR): “A proposta é bem complexa. Fere conceitos e a legislação de diversas áreas, principalmente na educação e na assistência social”.
Wolney Queiroz (PDT- PE): “Este projeto enfraquece a educação nacional, diminui a importância do professor, contribui para que haja o assédio e a violência sexual contra crianças e que ela não seja denunciada, porque o lugar em que se detecta isso é no colégio”.
Lucas Vergílio (Solidariedade-GO): “O homeschooling exige muito mais dos pais, faz com que os pais tenham verdadeiro conhecimento de como é o filho, das necessidades do filho, dos potenciais. Cabe aos pais também influenciar positivamente nas aptidões que os filhos têm”.
Diego Garcia (Republicanos-PR): “A educação domiciliar permite o fortalecimento dos vínculos familiares, é uma base para muitas dessas famílias”.

Alice Portugal (PCdoB-BA): “O homeschooling tem que ser uma ferramenta disponível para alunos que tenham alguma indicação médica, que tenham famílias itinerantes. Tornar uma modalidade educacional é negar a vivência coletiva na escola”.

Soraya Manato (PTB-ES): “O homeschooling é a expressão da liberdade de os pais determinarem os valores sob os quais os filhos serão educados”.