CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 89.2020 Hora: 18:24 Fase:
Orador: Data: 09/07/2020

 O SR. EFRAIM FILHO (Bloco/DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sou eu que agradeço, Deputado Marcos Pereira, a sua condução na Presidência. Agradeço a todos os partidos.
Acredito que quem pôde acompanhar a votação percebeu o grau de convergência que a matéria teve. Houve poucas divergências, que acabaram sendo ultrapassadas para prestigiar um trabalho plural, diverso. Vários Parlamentares tiveram suas emendas aprovadas, acolhidas.
Levamos protagonismo para temas, como o Deputado Heitor Schuch falou há pouco e o Deputado Evair falou ontem, ligados ao cooperativismo, a associações e fundações, que estavam excluídas.
Trouxemos a oportunidade de os microempreendedores individuais e os pequenos negócios serem atendidos sem burocracia. Não adianta inserir os pequenos em programas em que eles tenham que ficar esperando em porta de banco, sentados na frente da agência. Isso não vai rodar, como não tem rodado. A grande inovação que nós percebemos foi permitir que as maquininhas fossem o canal para esse dinheiro chegar à ponta, com recurso garantido pelo Governo, sem precisar penhorar imóvel, sem precisar de avalista para ajudar a fazer essa travessia.
Então, agradeço a todos os Líderes, a todas as bancadas que, conosco, entenderam que o tema do crédito é o pilar da esperança de quem empreende hoje, Presidente. Se quem empreende hoje precisa de algum grau de esperança, esse é o crédito. E nós, esta Casa, o Congresso, apoiados na Medida Provisória nº 975, de 2020, conseguimos criar o programa mais ousado e completo de crédito que este País já viu.
Solicito apenas uma informação à Mesa: a emenda de redação para complementar o banco de dados foi aprovada, não é isso? (Pausa.)
Muito obrigado.