CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 88.2021.B Hora: 14:04 Fase: BC
Orador: LUIZ LIMA, PSL-RJ Data: 05/10/2021

 O SR. LUIZ LIMA (PSL - RJ. Sem revisão do orador.) - Presidente Ricardo Silva, hoje o assunto é o Hospital Regional de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, que atende Rio das Ostras, Cabo Frio, Tamoios, que é outro distrito enorme, que fica a 50 quilômetros do centro do Município de Cabo Frio. Estou falando da Região dos Lagos. Eu vou voltar a falar do hospital, que está paralisado em razão da falta de disciplina com recurso público pago pelo mais simples cidadão.
Estava assistindo à Comissão Geral sobre o combate à fome. É inacreditável como o Partido dos Trabalhadores não sabe fazer conta. É inacreditável como o Partido dos Trabalhadores não rebobina a fita e não veja que o seu principal representante nesta Casa foi preso por conta do mensalão. O Sr. José Dirceu foi preso, foi para a cadeia por corrupção, desvio de recurso público.
É o desvio de recurso público que causa fome, o mau atendimento nos hospitais. O Governo Federal enviou recursos para os Estados -- mais de 170 bilhões. Esses recursos não nasceram na árvore, não caíram do céu. Esses recursos são do pedreiro, do pintor, do jardineiro, da empregada doméstica, dos 25 milhões de autônomos que produzem riqueza, dos 80 milhões de funcionários do setor privado que produzem riqueza neste País, são daquele pequeno e médio investidor que têm o seu comércio, numa comunidade carente ou num bairro nobre, que expõem a sua família à instabilidade. É a instabilidade que paga os benefícios de quem tem estabilidade. São justamente esses recursos que foram enviados pelo Governo Federal, sem licitação, através de contratos emergenciais, que fizeram aqueles hospitais de campanha no Rio de Janeiro que custaram bilhões. Esses hospitais de campanha foram construídos ao lado de hospitais já prontos, como é o caso do Hospital de Barra de São João, que é do Governo do Estado.
Governador Cláudio Castro, tenha responsabilidade com recurso público. O senhor é uma pessoa educada, de boa índole. É uma pena que o seu Governo seja uma colcha de retalhos. Espero que ainda salve 1 ano de mandato que o senhor ainda possui. Salve o Hospital de Barra de São João. Aquele Município, aquela região precisa de responsabilidade.
O Governo Federal, eu repito, Presidente Ricardo Silva, fez a sua parte. É uma pena que a CPI da COVID não queira investigar, assim como o PT fez durante muitos anos.
Quem administra mal recurso público, quem desvia recurso público, quem corrompe com recurso público, mata pessoas. Se há algum governo genocida, foi o Governo que bateu recordes de corrupção, durante os anos que passou no poder neste País.
Que tenhamos uma política de Estado e não uma política partidária no nosso País!
Muito obrigado, Presidente Ricardo Silva.