CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 7.2019 Hora: 20h8 Fase:
  Data: 13/02/2019

Sumário

Orientação de bancada na votação do requerimento de destaque para votação em separado da Emenda nº 6, oferecida à Medida Provisória nº 853, de 2018, sobre a reabertura do prazo de opção para o regime de previdência complementar.

 O SR. IVAN VALENTE (PSOL - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o PSOL vota "sim" a esta emenda, por uma razão muito simples: antigamente o servidor não estava no FUNPRESP. A maioria dos servidores agora está nesse regime, que, na verdade, é um regime de capitalização.
Eu queria dizer, já falando da reforma da Previdência, o seguinte: o sistema de capitalização de Pinochet, no Chile, faliu, porque o trabalhador não sabia quanto iria receber no futuro, e o que ele recebeu foi uma mixaria geral. O sistema faliu! É imprevisível!
Esta proposta apenas aperfeiçoa as condições de se verificar quanto o trabalhador vai receber, de verdade, no futuro, porque quem administra esses fundos é o setor privado. Agora, pelo menos, haverá mais transparência. Nós vamos discutir isso na reforma da Previdência também.
O PSOL vota "sim".


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, REQUERIMENTO DE DESTAQUE DE VOTAÇÃO EM SEPARADO, EMC 6/2018, EMENDA DE COMISSÃO, MPV 853/2018, MEDIDA PROVISORIA, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), VOTO FAVORAVEL.
oculta