CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 66.2019 Hora: 11h40 Fase:
  Data: 11/04/2019

Sumário

Discussão do Projeto de Decreto Legislativo nº 168-A, de 2015, sobre a aprovação do texto da Emenda ao Artigo IV, Seção 3, alínea a, da Convenção da Corporação Financeira Internacional - CFI, constante da Resolução nº 256, da Junta de Governadores, adotada em 9 de março de 2012.

 O SR. ELI BORGES (SOLIDARIEDADE - TO. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, eu não resisto à oportunidade de parabenizá-la pela sua competência à frente dos destinos desta Casa em votações tão importantes. V.Exa. tem um jeito democrático de presidir. Parabéns!
O que eu quero deixar registrado aqui, Sra. Presidente, é que esta Corporação Financeira Internacional - CFI tem a participação de mais de 100 países. Ela é muito importante, primeiro, porque os países em desenvolvimento, a partir do momento em que nós aprovarmos este texto, poderão se inserir mais e participar mais desse conglomerado, porque passarão a ter uma força maior ainda, na medida em que, com voz e voto, tomarão parte em muitas decisões importantes.
E o Brasil, ao se inserir nesse contexto, sobretudo pelo fato de que essa Corporação tem países desenvolvidos que se tornam muito fortes nas decisões e muito fortes nas orientações, passa a participar de um órgão que acaba se tornando também um local de observação de investidores, quer sejam países, quer sejam terceiros que por esse caminho fazem investimentos.
Por essa razão, Sra. Presidente, eu entendo que essa participação do Brasil nesse órgão é extremamente decisiva e coloca o nosso País numa posição melhorada nas questões econômicas que nós tanto demandamos nesses tempos de vacas magras.
Deixo aqui a minha posição de apoiamento. Deixo aqui a posição de apoiamento do meu partido, o Solidariedade, por compreendermos que, com avanços milimétricos nesses relacionamentos, nessas situações que aumentam a nossa voz e voto, nós estamos fazendo a emancipação econômica do nosso torrão pátrio.
Era este o registro, Sra. Presidente, que eu queria fazer. Deixo o meu apoio a mais um avanço do nosso Brasil.
Muito obrigado.


DISCUSSÃO, PDC 168/2015, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, FAVORAVEL.
oculta