CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 66.2019 Hora: 11h8 Fase:
  Data: 11/04/2019

Sumário

Encaminhamento da votação do Projeto de Lei nº 1.380, de 2019, sobre alteração da Lei Maria da Penha, com vista ao pagamento de indenização por danos morais decorrentes de prática de violência contra a mulher. Contrariedade à aprovação da proposta de reforma previdenciária.

 A SRA. PERPÉTUA ALMEIDA (PCdoB - AC. Para encaminhar. Sem revisão da oradora.) - Sra. Presidente, eu venho concordar com a matéria, porque compreendo que precisamos aprovar e apoiar tudo o que vem somar para diminuir a violência contra a mulher e para punir aqueles que estão desrespeitando e violentando mulheres.
E digo mais: acabo de vir do Auditório Nereu Ramos, onde está havendo um grande ato de mulheres neste momento contra a reforma da Previdência enviada a este Parlamento. Isso é uma agressão às mulheres. Querem matar as trabalhadoras rurais de tanto trabalhar, sem oferecer a oportunidade de elas se aposentarem, querem tirar 40% da pensão das viúvas, e, daqui para frente, não querem que ninguém mais consiga aposentar. Isso é uma violência contra as mulheres.
Além do mais, Sra. Presidente e colegas Parlamentares, a reforma da Previdência do Governo Bolsonaro tira todas as vantagens conquistadas pelas mulheres nos últimos 20 anos neste País. A reforma da Previdência do Bolsonaro é uma vingança contra as mulheres, porque desconhece todas as diferenças salariais, ao longo da história, entre homens e mulheres. A reforma da Previdência do Bolsonaro desconhece que as mulheres na sua maioria estão fora do mercado de trabalho.
Sra. Presidente, não dá para concordar com uma reforma da Previdência que traz o dia a dia da violência contra as mulheres. Muitas mulheres não conseguem hoje sair de um casamento por falta de oportunidade e de emprego e por não quererem ver os seus filhos passar fome. A reforma da Previdência do Bolsonaro vem para piorar essa situação. Não podemos aceitá-la!
Muito obrigada.


ENCAMINHAMENTO DE VOTAÇÃO, PL 1380/2019, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, FAVORAVEL. PEC 6/2019, PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO, REFORMA PREVIDENCIÁRIA (2019), CONTRARIO.
oculta