CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 64.2022 Hora: 18:24 Fase: OD
Orador: BIA KICIS, PL-DF Data: 18/05/2022

 A SRA. BIA KICIS (PL - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, caros colegas, todos que nos ouvem, eu quero cumprimentar aqui esta galeria maravilhosa formada por pais, mães, filhos, crianças, alunos homeschoolers que estão aqui neste momento vibrando, com muita ansiedade, porque esperam que este Parlamento faça o seu papel.
Eu, como autora de um dos projetos favoráveis ao homeschooling, venho acompanhando esta matéria. Como Presidente que fui da CCJ, aprovamos os projetos na CCJ, e agora estamos aqui com o projeto da relatoria da Deputada Luisa Canziani. Trabalhamos juntas durante todo este tempo. A Deputada Luisa Canziani ouviu. Ouviu o Governo, de onde veio o projeto; ouviu pais, ouviu associações, ouviu líderes, para chegar, enfim, a um projeto que tivesse condições de ser aprovado.
Meus queridos pais homeschoolers, vocês tem em mim uma ferrenha admiradora. Vocês são pessoas de extrema dedicação. O amor de vocês pelos seus filhos supera todas as barreiras e dificuldades do dia a dia. E é por isso que os seus filhos são pessoas privilegiadas.
Nós aqui não queremos fazer nenhum tipo de ataque às escolas. Nós sabemos que a questão educacional do Brasil é muito complexa e este Parlamento tem muito ainda que caminhar, muito o que fazer, muito serviço a prestar à sociedade, mas, enquanto isso, também é preciso que tratemos deste outro tema.
São poucas ainda as famílias homeschoolers do Brasil - em torno, talvez, de 15 mil -, mas talvez este universo possa se alargar no momento em que as pessoas se sintam mais seguras com esta regulamentação.
Infelizmente, nós sabemos que alguns pais homeschoolers sofrem verdadeira perseguição por parte de alguns agentes públicos, alguns até sofrendo ameaças da perda da guarda dos seus filhos. Isso é injusto, isso é imoral e é ilegal.
Por isso, hoje nós iremos votar a urgência, iremos votar o mérito e dar a vocês, que tanto esperam por esse momento, uma resposta que seja honesta, uma resposta que seja possível, uma resposta que possa acalmar o coração de vocês para trazer aquela paz de espírito, aquele sossego que vocês tanto merecem.
Eu conheço pessoalmente vários pais e crianças homeschoolers. É admirável o grau de sapiência dessas crianças.
Que Deus proteja as famílias homeschoolers do Brasil e que nós possamos cumprir o nosso papel como legisladores.
Muito obrigada.