CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 48.2021 Hora: 20:00 Fase: OD
Orador: ALICE PORTUGAL, PCDOB-BA Data: 11/05/2021

 A SRA. ALICE PORTUGAL (PCdoB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - A Oposição está tratando do Regimento, para manter a nossa voz, que é a nossa força.
Eu quero dizer, Presidente, que nós vamos votar a favor porque conhecemos a tecnologia. Agora, o Governo nem conhece, porque é através de um projeto de inovação que o Ministério da Ciência e Tecnologia tem ajudado, através do EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a produzir a ECMO. Já há pesquisa em dez hospitais universitários, mas não há dinheiro para mandar para todo mundo. Há muita restrição.
O que o Deputado Henrique Fontana diz é fundamental. Nós temos que tirar diretrizes, mas quem faz escolhas são os técnicos do Ministério da Saúde, quem faz escolha é a ANVISA, em relação ao próprio protocolo de adequação das vacinas à circunstância da bioequivalência no Brasil.
Então, nós temos que tratar de vacinas, temos que tratar de equipar os hospitais. A terapia é espetacular. O Brasil já produz, com dinheiro público envolvido.
Existe toda uma circunstância que foi criada pela morte do grande ator Paulo Gustavo que popularizou (falha na transmissão).
O Parlamento não é isso.
Nós vamos votar a favor, mas dando essa orientação, que é uma orientação de bom senso para o Parlamento brasileiro.