CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 45.2020 Hora: 11:08 Fase: OD
Orador: PAULO GANIME, NOVO-RJ Data: 09/04/2020

 O SR. PAULO GANIME (NOVO - RJ. Pela ordem. Participação por videoconferência. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o NOVO orienta "sim" para a urgência, apesar de entender que há questões no mérito que precisam ser resolvidas. Entendemos que, como não vai ser votado hoje, até a semana que vem conseguimos trabalhar o texto final, para corrigi-lo, para que consigamos aprovar um projeto correto.
Aproveito a oportunidade para falar sobre a questão do Cadastro Positivo, Sr. Presidente. Entendemos que todos nós temos o mesmo objetivo. Todo mundo quer garantir que a população tenha, sim, acesso a crédito, acesso a crédito barato, e também consiga, com isso, pagar suas contas neste período de crise. O objetivo aqui é comum, a diferença está na forma como chegamos lá.
Nós entendemos que cancelar o enquadramento das pessoas no Cadastro Positivo neste momento vai aumentar os juros e vai diminuir o acesso ao crédito. Entendemos que (falha na transmissão), porém o resultado final não é, e essa é a diferença.
Não existe aqui uma questão de quem defende capital e de quem defende as pessoas, não é isso. Aqui todos nós queremos defender a população brasileira, tanto o NOVO quanto, assim imagino, todos os partidos e todos os Parlamentares desta Câmara dos Deputados. A diferença é que nós temos uma visão técnica sobre o assunto. Entendemos, tecnicamente, que este projeto de lei não vai ajudar as pessoas; pelo contrário, vai prejudicar as pessoas, diminuindo acesso a crédito e tornando o crédito mais caro.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Obrigado.