CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 400.3.55.O Hora: 18h4 Fase:
  Data: 19/12/2017

Sumário

Orientação de bancada para votação de requerimento de encerramento da discussão e do encaminhamento da votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 424, de 2016, sobre a aprovação do texto do Acordo sobre Transportes Aéreos entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América, assinado em Brasília em 19 de março de 2011.

O SR. BEBETO (PSB-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é preciso repor a verdade, porque não está em jogo o conceito de defesa do espaço aéreo nacional. Nós estamos tratando de uma matéria que visa consignar nas relações bilaterais a ideia de "céu aberto" como a possibilidade de as empresas aéreas também explorarem comercialmente essas linhas aqui no País.
O mais importante, se queremos defender os interesses do povo brasileiro, já que não está em jogo o conceito de defesa do espaço aéreo nacional, e se queremos nos contrapor aos abusivos e extorsivos preços das passagens, devemos pôr um ponto final nisso. Não há empresa nacional! A Avianca é colombiana. A Latam é chilena. Quais são as empresas aéreas nacionais? É nacional a Azul? Quem é a Azul? Portanto, se é para defender as empresas nacionais...
Contra a privatização do sistema elétrico, nós estamos juntos. Contra a privatização da PETROBRAS, nós estamos juntos. Mas, nessa história de empresa aérea, não vamos mitigar a verdade.
Por isso, o PSB encaminha o voto "sim", Sr. Presidente.


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, REQUERIMENTO DE ENCERRAMENTO DE DISCUSSÃO, ENCAMINHAMENTO DE VOTAÇÃO, PDC 424/2016, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB) (1987), VOTO FAVORÁVEL.
oculta