CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 40.2021.B Hora: 09:24 Fase:
Orador: Data: 02/06/2021

 A SRA. MARÍLIA ARRAES (PT - PE. Sem revisão da oradora.) - Bom dia, Presidente. Bom dia, colegas Deputados, colegas Deputadas, todos que nos ouvem.
Durante esta semana, nós vimos manifestações em todo o País contra o Governo Bolsonaro, que cada vez mais tem mostrado a sua intenção de fazer com que a pandemia perdure e de desproteger os brasileiros e brasileiras. Infelizmente, aqui na minha cidade, no Recife, o que vimos foi que se tirou o foco do Governo Bolsonaro, do que estávamos requerendo, que era a queda do Governo Bolsonaro, para se observar a truculência da PM, como não se viu em nenhum outro lugar do País. E o mais misterioso foi que não se sabe até agora de quem partiu a ordem, se houve algum comandante, se o Governador estava sabendo... O Governador disse que não sabia de nada - ninguém sabe, ninguém viu - e age como se não tivesse o controle das tropas.
No final da manifestação, que foi totalmente pacífica, quando a militância já estava dispersando, o que se viu foi uma ação extremamente violenta, que feriu dois homens que passavam e não tinham nada a ver com a manifestação. Cada um perdeu um olho. E uma Vereadora do nosso partido também foi agredida. Isso não pode ficar impune. Nós não podemos tolerar esse tipo de atitude.
Ainda falando sobre as irresponsabilidades do Governo Bolsonaro, é de se destacar que o Brasil aceite sediar a Copa América. Quem diria! Quanto tempo não passamos querendo sediar grandes eventos, para estimular o turismo, para estimular a economia! Mas, num momento como este, o que vemos é que um evento do porte da Copa América, sendo o futebol algo que aglomera naturalmente, vai estimular é a proliferação do coronavírus, a pandemia, a morte de brasileiros e brasileiras. Isso é um descaso inadmissível. Eu espero que, na CPI, os Senadores responsáveis pelas investigações cheguem a alguma conclusão e investiguem se realmente é intenção do Governo Federal fazer esse extermínio em massa, fazer do Brasil um laboratório da morte para testar a imunidade coletiva, para testar tanta coisa que vem gerando a morte de quase meio milhão de brasileiros e brasileiras.
Eu gostaria de informar que nós, enquanto detentores de mandato, entramos com uma representação no Ministério Público contra a realização da Copa América no Brasil. Nosso partido, o PT, entrou com uma ADPF contra a Copa América. Eu espero que as instituições se mobilizem, que os poderes da República se mobilizem contra as grandes irresponsabilidades do Poder Executivo.
Sr. Presidente, peço que o nosso pronunciamento seja divulgado.