CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 39.2025 Hora: 16:28 Fase: BC
Orador: Gilson Daniel, PODE-ES Data: 01/04/2025

O SR. GILSON DANIEL (Bloco/PODE - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Parlamentares, meu agradecimento, como sendo o último orador dos breves comunicados.

Minha fala aqui é sobre uma questão de importância muito grande para o Caparaó, região que este Parlamentar defende. Duas empresas, uma pública e uma privada, têm prestado serviços de qualidade ruim no Espírito Santo, mais precisamente no Caparaó. A primeira delas é a Vivo. Essa região do Caparaó tem sofrido muito com essa empresa. A Vivo tem prestado serviço de qualidade ruim no Caparaó. Há muitas reclamações da população que mora em todas as cidades do Caparaó. Eu chamo atenção aqui da empresa Vivo com relação a essa região, à sua atuação nessa região, em todos os Municípios do Caparaó.

Outra questão que chegou a este Parlamentar refere-se a uma empresa pública, a empresa de abastecimento de água e esgoto do Espírito Santo, a Cesan. Muitos moradores têm acessado o nosso gabinete reclamando, primeiro, da taxa de esgoto, que é de 100% do valor da água. Muitas pessoas não estão conseguindo pagar porque houve agora uma alteração em várias cidades, como Ibatiba, Irupi, Iúna e outras cidades, que estão sofrendo muito com a taxação da Cesan, que precisa ser revista para a população que depende do serviço, mas que, às vezes, tem dificuldades para pagar esse aumento na taxa da Cesan. Também há muitas reclamações com relação à questão do esgoto, do tratamento do esgoto, do mau cheiro em muitas cidades, e também do abastecimento de água em algumas cidades. Estão reclamando muito com relação à água turva. A água que está chegando às torneiras das pessoas não é de qualidade.

Então, a minha fala aqui hoje se refere ao Caparaó, de forma especial a essas duas empresas. Primeiro, a Vivo, ao atendimento que presta a essa região importante do Espírito Santo, uma região turística, que precisa de telefonia. Que a Vivo possa atender melhor a toda a região do Caparaó. Segundo, a Cesan, que é a empresa capixaba de abastecimento de água e esgoto. Essa empresa precisa dar atenção maior principalmente ao tratamento de água e de esgoto e à entrega da água nas torneiras de todos os moradores do Caparaó, mas também da taxa que, neste momento, tem tido um custo muito elevado para os moradores das cidades que compõem a região do Caparaó.

Era isso, Sr. Presidente.

Muito obrigado.