CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 379.3.54.O Hora: 9h16 Fase:
  Data: 21/11/2013

Sumário

Solicitação de prioridade na tramitação do Projeto de Lei nº 6.754, de 2013, sobre a instituição da política nacional de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora de diabetes.

O SR. RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Parlamentares, telespectadores e telespectadoras da TV Câmara, nós estamos pedindo prioridade para que tramite nas Comissões o Projeto de Lei nº 6.754, que apresentei, no sentido de instituir política nacional de prevenção de diabetes e assistência integral à saúde de pessoas portadoras de diabetes.
Já houve mais de 400 mil mortes de pacientes com diabetes no País. Nós precisamos, portanto, que o Governo inicie uma política nacional para fazer campanhas educativas e preventivas, a fim de assegurar não só os medicamentos, mas também todos os insumos necessários para os diabéticos. Precisamos também cuidar da diabete infanto-juvenil, fazer com que as escolas promovam programas para orientar não só as crianças, mas também os gestores. Há cerca de 13 milhões de brasileiros diabéticos no País, alguns inclusive não sabem efetivamente que são portadores da doença. Precisamos, portanto, estruturar as unidades de saúde.
Este é o nosso pronunciamento, que solicitamos seja divulgado nos órgãos de comunicação da Casa.



PL 6754/2013, PROJETO DE LEI, RESPONSABILIDADE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), POLÍTICA NACIONAL, PREVENÇÃO, DIABETES, OBRIGATORIEDADE, EXAME MÉDICO, TESTE DE GLICEMIA, ATENDIMENTO, EMERGÊNCIA, TRIAGEM, PRIORIDADE, TRAMITAÇÃO, DEFESA.
oculta