CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 362.3.55.O Hora: 13:28 Fase: BC
Orador: ADELSON BARRETO, PR-SE Data: 28/11/2017

O SR. ADELSON BARRETO (PR-SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupamos a tribuna no dia de hoje para demonstrar, mais uma vez, nossa preocupação com o número gigantesco de brasileiros e brasileiras subutilizados no mercado de trabalho deste País: quase 27 milhões.

O mercado de trabalho brasileiro encerrou o terceiro trimestre com 26,8 milhões de trabalhadores desocupados ou subocupados. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

A taxa composta da subutilização da força de trabalho, que inclui os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas e os que fazem parte da força de trabalho potencial, ficou em 23,9%.

No terceiro trimestre do ano passado, a taxa de subutilização da força de trabalho havia ficado em 21,2%. Atualmente, ratifico, é de 23,9%. No segundo trimestre deste ano, foi de 23,8%.

Ainda no confronto com o segundo trimestre de 2017, houve uma retração deste indicador em quase todas as grandes regiões do País. Na Região Sul, foi de 8,4% para 7,9%; no Centro-Oeste, de 10,6% para 9,7%; no Nordeste, de 14,8%. Apesar da queda, na comparação trimestral, o Nordeste manteve a maior taxa de desocupação entre todas as regiões, o que muito nos preocupa.

No terceiro trimestre de 2017, a taxa de desocupação no Brasil fora estimada em 12,4%. Esta estimativa apresentou queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior do mesmo ano: 13%. Quando comparada com o terceiro trimestre de 2016 - 11,8% -, a taxa aumentou 0,6%, atingindo, ratifico, 12,4%. Esta é a taxa de desocupação no País.

Na comparação anual, as Regiões Norte e sobretudo Nordeste tiveram aumento da taxa de ocupação.

Fica, portanto, registrada nossa preocupação com o número estarrecedor de brasileiros e brasileiras subutilizados no mercado de trabalho.

Lembro que o mercado de trabalho brasileiro tem quase 27 milhões de pessoas subutilizadas.

Por fim, Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que nosso pronunciamento seja divulgado pelos veículos de comunicação desta Casa, em especial pelo programa A Voz do Brasil.

O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin) - A solicitação de V.Exa. será atendida, nobre Deputado Adelson Barreto.