CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 340.2.54.O Hora: 14:21 Fase: PE
Orador: BENEDITA DA SILVA, PT-RJ Data: 06/12/2012

A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, gostaria de fazer aqui um comunicado e até chamar, um pouco, a atenção da Casa para o fato de que estou Relatora do projeto que trata do reconhecimento e da regulamentação da profissão dos radiologistas.
Hoje tivemos uma audiência pública, na qual recebemos uma série de contribuições para que o nosso relatório possa compatibilizar os interesses desses profissionais e também da categoria dos médicos. Na verdade, eu farei outro pronunciamento sobre esse tema daqui a pouco.
Sr. Presidente, peço a divulgação do meu pronunciamento nos meios de comunicação desta Casa porque ele traz uma grande contribuição dada hoje na audiência pública que acabamos de realizar.
Muito obrigada.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA           

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, sou Relatora do Projeto de Lei nº 3.661, de 2012, proveniente do Senado Federal, que dispõe sobre o exercício das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia e de bacharel em ciências radiológicas. Hoje tivemos uma audiência pública e nela recebemos contribuições para o nosso relatório, no qual pretendo aglutinar as propostas na direção de atender os profissionais e interessados na temática, visando ao bem-estar, respeitando o acúmulo técnico e o marco legal que o tema requer e os compromissos com a saúde do povo brasileiro.
Quero deixar claro que essa audiência foi mais um espaço importante de diálogo e de ouvir as sugestões, contribuições para subsidiar a relatoria. Reafirmo a importância do tema e de aspectos primordiais de segurança e de proteção e também de capacitação das pessoas que lidam com fontes de radiação. Enquanto assistente social, conto com a colaboração dos demais Deputados, daqueles que são médicos e enfermeiros principalmente, para que em breve possamos apresentar o relatório final. Garantir a segurança da população é o principal objetivo.
Agradeço a participação aos convidados, que apresentaram exposições de alto nível técnico, ao Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Manoel Gomes, à Presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, Valdelice Teodoro, ao Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila, ao Presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio Cecchi, ao Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ivan de Almeida, ao Diretor de Ensino da Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina, Paulo Wollinger, ao Presidente da Associação Brasileira de Física Médica, Edmario Costa.
Quero reiterar que continuarei me empenhado e coloco-me à inteira disposição para o aperfeiçoamento desse relatório à luz das propostas e do diálogo constante para que o quanto antes possa ser apreciado nas demais Comissões desta Casa e, por fim, votado em Plenário.
Muito obrigada.