CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 339.2019 Hora: 14h12 Fase:
  Data: 24/10/2019

Sumário

Acerto da aprovação pelo Senado Federal, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 6, de 2019, sobre a reforma da Previdência Social. Necessidade de realização das reformas tributária e administrativa.

 A SRA. DRA. SORAYA MANATO (PSL - ES. Sem revisão da oradora.) - Boa tarde, Sr. Presidente. Boa a tarde a todos.
Ontem os brasileiros enfim puderam comemorar o início de um novo tempo para o Brasil, com a aprovação do texto-base da reforma da Previdência, em segundo turno, no Senado. Foram várias décadas de tentativas para resolver o problema da Previdência. Mas o Governo encarou o desafio, e nós brasileiros conquistamos essa vitória. É a maior mudança no sistema da Previdência em 3 décadas. E seu principal ponto positivo para a economia foi mesmo a criação da idade mínima para a aposentadoria, o que gera menos desigualdades e traz para o Brasil uma economia, em 10 anos, de cerca de 630 bilhões de reais, dentro dos 800 bilhões de reais que serão economizados no geral com a implementação dessa reforma.
Agora o Brasil tira um peso das próprias costas e segue para encarar outros desafios, como a reforma tributária e a reforma administrativa, tão necessárias. A expectativa é de que o Brasil possa atrair novos investimentos, já que o resultado da aprovação da nova Previdência foi imediato, com reflexos na Bolsa de Valores e na cotação do dólar. O IBOVESPA já operava em alta de 0,95%, e o dólar comercial, por sua vez, apresentou queda de 1,36%.
A aprovação da Nova Previdência sinaliza ao mundo que o Brasil está preocupado em resolver seus problemas estruturais e que tem consciência da necessidade dessas medidas para o seu desenvolvimento econômico. Essa atitude abre as portas para novos investidores, o que, consequentemente, resulta em geração de emprego e renda para os brasileiros.
Parabéns ao Governo e ao Ministro Paulo Guedes! Mas, principalmente, quero cumprimentar e parabenizar este Congresso, que agiu de forma consciente aprovando a nova Previdência, tão necessária para o Brasil. Este é o primeiro passo para o ajuste nas contas públicas e a retomada do crescimento econômico do nosso País.
Sr. Presidente, eu gostaria que este discurso fosse incluído no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigada, Sr. Presidente.


PEC 6/2019, PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO, REFORMA PREVIDENCIÁRIA (2019), APROVAÇÃO, SENADO FEDERAL.
oculta