CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 337.1.55.O Hora: 17:40 Fase: GE
Orador: DELEGADO EDSON MOREIRA, PTN-MG Data: 04/11/2015

O SR. DELEGADO EDSON MOREIRA (Bloco/PTN-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna incitar os colegas Parlamentares a submeter nossas paixões e fazer progressos na vida pública, principalmente na área de segurança pública, que defendo.

Sr. Presidente, enquanto se digladiam forças de segurança, uma puxando a outra, às vezes até querendo trazer essas animosidades aqui para a Casa, temos que procurar soluções. Temos que nos juntar e conversar, parlar - aqui é o Parlamento - para que delegacias não continuem sendo invadidas e incendiadas por criminosos, para que policiais militares e civis não sejam assassinados na rua e a população não continue sendo vítima de assaltos e latrocínios e sujeita a estupros e outros crimes. O importante, Sr. Presidente, é que nós do Parlamento encontremos soluções para reduzir o alto índice de criminalidade.

Há pouco o Deputado Moroni Torgan disse que na Venezuela estão fabricando o fuzil AK-47 e mandando aqui para o Brasil. Algumas armas dessas estão sendo exportadas para cá. Elas estão caindo na mão de quem? Dos criminosos, porque são armas ilegais.

Nesta semana foi votado o Estatuto de Controle de Armas de Fogo. Ele é importante. Estando esse tipo de armamento, o fuzil AK-47, com alto poder de fogo, nas mãos de criminosos, eles vão atirar em quem? Na população ordeira, nos policiais, nas forças de segurança, nos guardas municipais, como aconteceu tempos atrás - assassinaram policiais até dentro de delegacias! O PCC, em 2006, em São Paulo e no sul de Minas - nós fomos atrás deles - estavam incendiando ônibus!

Temos que, unidos, encontrar um meio de combater eficazmente o crime e elaborar e aprovar leis condizentes com a realidade do País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.