CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 277.2018 Hora: 10h32 Fase:
  Data: 20/12/2018

Sumário

Reeleição do orador para o cargo de Deputado Federal. Principais bandeiras de sua atuação parlamentar. Desafios impostos ao Estado do Pará. Saudações aos servidores da Casa e aos Deputados não reeleitos. Votos de feliz Natal e próspero Ano-Novo às famílias brasileiras.

 O SR. JOAQUIM PASSARINHO (PSD - PA. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, Deputado Hildo Rocha, nosso vizinho do Maranhão - somos Estados irmãos. Muito obrigado pelo carinho e pela amizade construída ao longo desses 4 anos.
Sras. e Srs. Deputados, eu queria, nesta que talvez seja a última sessão do ano, primeiramente agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré, que é padroeira do povo paraense e padroeira da Amazônia, pelo dom da vida, por esses 4 anos e pelo intenso trabalho que desenvolvemos neste que foi meu primeiro mandato como Deputado Federal.
Já faço 30 anos de vida pública, e nesta eleição, graças a Deus, consegui sair vitorioso; consegui o respeito, o voto e a confiança do povo do meu Estado. Recebi, na noite de terça-feira, na diplomação, no Estado do Pará, o meu oitavo diploma como representante da população do Pará e meu segundo como Deputado Federal.
Minha votação aumentou, e espero corresponder a ela. Espero, no meu mandato, respeitar os votos que tive e a confiança do povo do meu Estado, fortalecendo esse Estado que, como disse o Deputado Hildo Rocha, é um Estado rico, de muitas riquezas naturais - porém, essa riqueza não retorna à nossa população, porque nossas grandes riquezas são desoneradas pela Lei Kandir ou pela energia, cujo ICMS é pago na fonte consumidora.
Nós dos Estados da Amazônia - nossa Presidente, Janete Capiberibe, é de um Estado da Amazônia, o Amapá - precisamos de uma atenção especial, para que possamos fazer com que aqueles brasileiros sejam tão brasileiros quanto os das outras regiões. Nós precisamos trabalhar muito nisso, a bancada do Norte junto com a do Nordeste. Nós precisamos acabar com as divisões, com a diferença de qualidade de vida que existe entre nossas regiões.
O Estado do Pará tem desafios enormes, volto a dizer. Temos o desafio da compensação da Lei Kandir, que não é regulamentada, e o desafio da energia. Hoje pagamos a energia mais cara do País, apesar de sermos os maiores produtores de energia deste País, com duas grandes hidrelétricas. Temos todos os problemas sociais oriundos disso e não usufruímos dessa riqueza. Precisamos fazer com que a riqueza do Pará chegue ao trabalhador, chegue ao povo, chegue à sociedade e chegue, principalmente, aos Municípios.
Quero dar um abraço especial a todos os Prefeitos do meu Estado, que conseguem fazer uma administração séria, conseguem fazer os pagamentos em dia, num momento tão difícil da nossa economia.
Desejo boa sorte ao novo Governo do meu Estado. Que o Governador eleito, Helder Barbalho, possa cumprir com seus objetivos e com seus compromissos de campanha, promovendo o desenvolvimento do nosso Estado.
Quero desejar boa sorte também ao Presidente eleito Jair Bolsonaro. Que ele possa resgatar toda a esperança que trouxe à população! Que ele possa resgatar toda a esperança que trouxe à Nação! Que ele consiga fazer o País sair desse atoleiro, principalmente dessa malha de corrupção em que se envolveu nos últimos anos. Nós não podemos falar da área econômica, da área de saúde, da área de educação, se não combatermos firmemente a corrupção, que infelizmente é a pior doença que existe neste País.
Precisamos trabalhar, sim, de novo com as 10 Medidas contra a Corrupção; precisamos trabalhar com o fim do foro privilegiado; precisamos resolver o teto remuneratório. Enfim, há tantos privilégios neste País, tantos privilégios que existem em alguns setores, que precisamos trabalhar firmemente. Esse foi o compromisso do Presidente eleito com sua equipe. Estaremos dispostos a ajudar dentro daquilo que for razoável. Que possamos transformar o Brasil num País melhor, mais sério, mais digno, para que a nossa população possa viver com a dignidade que merece.
Quero mandar um abraço especial a todos os servidores desta Casa, que sempre nos acolheram com muita presteza, e agradecer a todos.
Que nós possamos, neste final de ano, desejar um feliz Natal a todas as famílias. Que possamos reforçar a relação familiar das pessoas. Que o espírito natalino possa trazer mais esperança e fé para todas as famílias paraenses e para todas as famílias brasileiras.
Quero mandar um abraço àqueles que não ficarão na Casa, como a minha amiga Jô Moraes, que, aqui presente, representa todos os que estão em outras atividades. Que possamos, juntos, construir um País mais digno, um País com mais ética. Na condição de brasileiros, que possamos ter mais dignidade, principalmente combatendo esse câncer, a maior doença, que é a corrupção que se alastra País afora, em todas as instâncias. Precisamos trabalhar muito nisso.
Que possamos ter um 2019 com muita esperança e desenvolvimento; que possamos tirar a economia deste marasmo em que está, trazendo emprego, renda e dignidade para o nosso povo.
Feliz Natal a todos e um bom 2019!
Obrigado.


JOAQUIM PASSARINHO, DEPUTADO FEDERAL, COMPROMISSO, REELEIÇÃO. REGULAMENTAÇÃO, COMPENSAÇÃO, LEI KANDIR, REDUÇÃO, VALOR, ENERGIA ELÉTRICA, PARÁ..
oculta