CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 277.2018 Hora: 10h4 Fase:
  Data: 20/12/2018

Sumário

Presença do orador na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, para entrega de veículos destinados aos serviços de combate ao agente transmissor da dengue no Estado de Mato Grosso do Sul. Votos de feliz Natal e próspero Ano-Novo aos Deputados e servidores da Casa.

 O SR. GERALDO RESENDE (PSDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero apenas registrar que, no dia 12, quarta-feira passada, nós participamos de uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Michel Temer, do Ministro Gilberto Occhi, de representantes de mais de 53 Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Coimbra.
Nesta cerimônia, entregamos, através da intervenção do Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, 60 caminhonetes Mitsubishi L200 zero quilômetro, cabine dupla, totalmente equipadas para enfrentar o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
Trata-se de um instrumento importante, já que a maioria dos Municípios brasileiros, inclusive no meu Estado, não tem condições de comprar esse equipamento com recursos próprios para fazer o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Eu fiquei muito feliz e quero registrar aqui a alegria dos prefeitos e das prefeitas, dos secretários e das secretárias municipais de saúde. Todos estão muito felizes.
Eu gostaria de agradecer ao Ministro Gilberto Occhi e ao Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. Também agradeço ao Presidente da República, que comprou cerca de mil veículos nos últimos dias e os distribuiu para todas as Unidades da Federação, levando em consideração os critérios técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde.
O povo do Estado do Mato Grosso do Sul está muito feliz, principalmente nos 53 Municípios e na Capital, que teve um aporte maior de veículos, e na própria Secretaria de Saúde do Estado, que também foi contemplada com três veículos. No total, Mato Grosso do Sul recebeu 63 veículos. O Estado nunca teve tantos veículos para fazer o combate ao Aedes aegypti.
Desejo um bom Natal e um feliz Ano-Novo para todos os Deputados e também para todos os servidores. Agradeço a paciência que sempre tiveram conosco e o carinho que sempre devotaram aos Deputados e às Deputadas aqui nesta Casa.
Muito obrigado.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. DEPUTADO GERALDO RESENDE.


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na tarde desta quarta-feira, dia 12, participei da cerimônia de entrega de 60 caminhonetes Mitsubishi L200, cabine dupla, para Municípios de Mato Grosso do Sul e para o Governo do Estado, numa campanhas de combate à dengue, ao zika e à chikungunya.
Os veículos foram conquistados por meio do nosso trabalho, com o apoio dos Deputados e Senadores da bancada federal e do Secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra. Os veículos se somam a outros três conquistados por nós em novembro e entregues à Secretaria Estadual de Saúde.
A cerimônia de entrega ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Michel Temer, do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e de prefeitos e secretários municipais de saúde que representaram todos os 53 Municípios contemplados.
As caminhonetes serão utilizadas exclusivamente para ações referentes ao combate do mosquito
Aedes Aegypti. Essa foi uma das principais solicitações dos prefeitos. Foi feito um trabalho em conjunto com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra. Analisamos os índices dessas doenças nos Municípios e vimos que uma campanha estruturada e bem planejada é muito importante.
Depois do período de chuva e no verão, essas doenças acometem a população. Estamos dotando as Prefeituras e o Governo do Estado de caminhonetes para este enfrentamento. Afirmo isso porque sou médico e já fui Secretário Estadual de Saúde.
Para essa grande conquista, procurei Osnei Okumoto, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, em junho deste ano, para apresentar os dados e solicitar os veículos para os Municípios do Estado. Conheço o Osnei há vários anos, pois ele trabalhou comigo quando fui Secretário de Saúde. Ele conhece o Estado e se sensibilizou com os dados que apresentamos a ele. Okumoto c
hefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Nos primeiros 6 meses deste ano, 3,2 mil pessoas tiveram dengue no Estado. O número representa 50% das notificações da doença em todo o ano de 2017. No ano passado, três pessoas morreram em decorrência da patologia. Em 2018, já foram registrados casos de zika vírus nos Municípios de Dourados, Aquidauana, Aral Moreira e Rio Verde. Até outubro, foram notificados mais de 550 casos de chikungunya.
No dia 14 de novembro, o Ministério da Saúde já havia entregue outras três caminhonetes para a Secretaria Estadual de Saúde para o mesmo fim, conquistadas através deste trabalho. Na data, o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra, esteve presente. Uma outra caminhonete também foi entregue, na quarta-feira, para o Governo do Estado. Esta ficará à disposição do Laboratório Central de Saúde Pública - LACEM. Campo Grande ficará com sete veículos, e os outros Municípios com um cada.
Esta foi uma grande vitória de um trabalho que envolveu muito estudo técnico e a sensibilidade política para se concretizar.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado. 



GERALDO RESENDE, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, ENTREGA, VEICULO, MUNICÍPIO, MATO GROSSO DO SUL, COMBATE, MOSQUITO AEDES AEGYPTI.
oculta