CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 269.2019 Hora: 14h28 Fase:
  Data: 12/09/2019

Sumário

Discussão do Projeto de Resolução nº 47, de 2019, sobre a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE.

 O SR. MAJOR VITOR HUGO (PSL - GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Isnaldo Bulhões Jr., é uma satisfação tê-lo conduzindo esta sessão.
Normalmente, nas sessões das quintas-feiras, nós votamos proposições em que há acordo. Esta é uma proposição importante para o Governo Federal e está alinhada com a política externa conduzida pelo Governo Bolsonaro, uma política que já conseguiu vários êxitos nesse pouco tempo de Governo, como a assinatura do acordo entre MERCOSUL e União Europeia, que está sendo concretizado de uma maneira muito forte, e a nossa aproximação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN, que vai também gerar grandes frutos para as nossas Forças Armadas e também para a defesa nacional como um todo. E também há aquilo que já foi anunciado pelo Presidente norte-americano: a nossa aproximação com a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que, tenho certeza, vai contribuir para a criação de empregos aqui no Brasil, para o desenvolvimento de várias áreas sociais.
Eu até fico completamente surpreso ao ver Deputados de esquerda, que normalmente se arvoram a defender as pautas sociais do Brasil, virem aqui se contrapor a uma aproximação que certamente vai trazer benefício para as pessoas mais pobres do nosso País.
Eu fico muito feliz de ver o nosso Brasil sob o comando de um Presidente que tem a coragem de modificar a política externa brasileira e de realmente aproximar o País das demais nações que têm a contribuir com o nosso desenvolvimento, a exemplo dos Estados Unidos da América, de Israel e de tantos outros países.
Eu tenho certeza de que essa inserção do Brasil no plano internacional como uma visão não ideológica só tem a trazer frutos positivos para nós. E foi nesse mesmo sentido que nós fizemos, então, essas duas proposições.
Sabemos que, em grande medida, vamos inovar, porque não existem grupos parlamentares na Câmara dos Deputados ou grupos parlamentares de amizade voltados para o relacionamento com organizações internacionais. A OCDE e a OTAN são organizações internacionais postas, formais, importantes no mundo. E o nosso Governo tem a certeza de que a nossa aproximação com essas organizações vai trazer muitos benefícios para nós.
No caso particular de hoje, houve acordo para a votação desse projeto ligado à OCDE. Tenho a certeza de que vai ser uma grande conquista.
Eu, como autor da proposição, fico muito feliz de ver - inclusive, como Deputado de primeiro mandato - minha primeira proposição ser aprovada neste plenário.
Muito obrigado.


DISCUSSÃO, PRC 47/2019, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, FAVORÁVEL.
oculta