CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 266.3.54.O Hora: 18:26 Fase: BC
Orador: GIOVANI CHERINI, PDT-RS Data: 09/09/2013

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, participei neste final de semana, em Porto Alegre, da abertura da Semana Farroupilha. No próximo final de semana, participarei, na minha Soledade, da abertura da Semana Farroupilha, no Centro de Tradições Gaúchas Marciano Brum e, lá no meu Mormaço, da homenagem ao meu pai, Irani Leonardo Cherini, no CTG Lenço da Amizade. Depois, no Município de Farroupilha, também será dado início à Semana Farroupilha. E, no dia 20 de setembro, desfilo na minha São Lourenço do Sul.
Comemora-se o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais, que é a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. A Semana Farroupilha deste ano tem como tema o Rio Grande do Sul no imaginário do social. Não existe um só Município do Rio Grande - temos 497 Municípios - que não pare durante a Semana Farroupilha para cultuar a nossa bela tradição. E não são somente os tradicionalistas CTGs e Piquetes que envolvem as festividades. Escolas, instituições, todos, entidades, empresas, ordens e até multinacionais aderem aos festejos da Semana Farroupilha.
A verdade é que as comemorações da Semana Farroupilha reacendem o orgulho gaúcho. Passados 177 anos, o nosso território reafirma, com júbilo e glória, esse movimento épico. Por isso a minha decisão de homenagear a história rio-grandense, dar vida ao passado e realçar os ideais farroupilhas.
Esse ritual se repete todos os anos. Dele também se originaram as inúmeras manifestações culturais que imortalizam o espírito farroupilha do nosso Rio Grande do Sul. Por isso as tradições do Rio Grande. Quero aprovar aqui nesta Casa o MTG como patrimônio histórico cultural do Brasil, assim como também o projeto que regulamenta os rodeios.
Gostaria que fosse divulgado no programa A Voz do Brasil que o Movimento Tradicionalista Gaúcho tem uma importância tão grande que a Organização das Nações Unidas o considera o maior fenômeno sociocultural do planeta.
Solicito apoio para que nós possamos aprovar aqui o reconhecimento do MTG - do Movimento Tradicionalista Gaúcho como patrimônio histórico e cultural do Brasil.
Sr. Presidente, eu, como Deputado Estadual, fiz várias leis em defesa da cultura e da tradição do Rio Grande. E vim para cá também para fazer leis para defender a cultura e a tradição do meu Rio Grande do Sul.
Muito obrigado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, participei, neste final de semana, em Porto Alegre, da abertura da Semana Farroupilha.
Comemora-se o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais, que é a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.
A Semana Farroupilha deste ano tem como tema O Rio Grande do Sul no imaginário social. Não existe um só Município do Rio Grande - e olha que temos 497 Municípios - que não pare durante a Semana Farroupilha para cultuar a nossa bela tradição. E não são somente os tradicionalistas, CTGs e Piquetes que se envolvem nas festividades. As escolas, instituições, entidades, ordens, empresas (até mesmo multinacionais) também aderem aos festejos.
A verdade é que as comemorações da Revolução Farroupilha reacendem o orgulho gaúcho. Passados 177 anos, o nosso território reafirma com júbilo e glória esse movimento épico. Por isso a minha decisão de homenagear a história rio-grandense. É como dar vida ao passado e realçar os ideais farroupilhas.
Esse ritual se repete todos os anos, e dele também se originaram as inúmeras manifestações culturais que imortalizam o espírito farroupilha, como é o caso do Acampamento Farroupilha, que se realiza no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Esse acampamento torna-se uma verdadeira cidade temática. E é tão importante que foi tombado no nosso Estado, através de uma lei de minha autoria, como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul.
Mas não é só na Capital gaúcha que essas verdadeiras cidades temáticas são montadas. Os gaúchos espalhados por todo o planeta se reúnem em acampamentos ou em Centros de Tradições Gaúchas para reviver os costumes, a tradição e o autêntico espírito gaúcho. Onde vive um gaúcho neste mundo de meu Deus, ele também está comemorando a Semana Farroupilha com o mesmo orgulho e respeito.
Aqui fica o convite aos nobres colegas para que visitem um dos Centros de Tradições Gaúchas espalhados pelo Rio Grande, pelo Brasil e que no mundo cultuam e preservam a nossa memória histórica.
Pela importância desse movimento, considerado pela Organização das Nações Unidas - ONU o maior fenômeno sociocultural do planeta, solicito apoio ao Projeto de Lei nº 926, de 2011, que busca conferir a esse legítimo representante da cultura gaúcha o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.