CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 256.3.55.O Hora: 10h48 Fase:
  Data: 14/09/2017

Sumário

Realização, no Senado Federal, de audiência pública para debate sobre a incidência e sobre o tratamento do câncer de boca e de garganta. Apresentação do Projeto de Lei nº 8.175, de 2017, sobre a criação do Dia Nacional do Laringectomizado.

O SR. VALDIR COLATTO (PMDB-SC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tivemos agora uma audiência pública no Senado Federal, presidida pelo Senador Dalirio Beber, pelo Senador Waldemir Moka e pela Senadora Ana Amélia, sobre a questão do câncer de boca e garganta.
A Associação de Câncer de Santa Catarina coloca números assustadores, para o qual nós precisamos buscar soluções. Foram 7.350 casos, sendo 6.360 de homens e 990 de mulheres, em 2016. Quanto ao número de mortes, foram 4.141 em 2016.
Nós precisamos trabalhar na prevenção, principalmente na questão do cigarro e da bebida. O risco desse câncer aumenta em 10 vezes para os fumantes e em 43 vezes para quem fuma e bebe. Por isso, gostaria de registrar nos Anais da Casa este material, que traz dados preocupantes, apresentado naquela oportunidade pela fonoaudióloga Dra. Luciara Giacobe e por Melissa, que é uma laringectomizada.
Apresentamos o Projeto de Lei nº 8.175, de 2017, que institui o Dia Nacional do Laringectomizado, a ser celebrado em 11 de agosto, o qual queremos levar a público. Já trouxemos para esta Casa o debate dessa questão, que agora está no Senado.
Todos nós devemos nos preocupar, realmente precisamos dar atenção especial a esse problema, que atinge todo o Brasil. Nós, homens, principalmente, estamos 10 vezes mais propensos a ter essas doenças da garganta e da boca, o câncer, do que as mulheres. Nós, homens, temos que nos cuidar. É preciso fazer a divulgação disso.
Quero parabenizar a Associação de Câncer de Boca e Garganta, que está fazendo um trabalho em todo o Brasil e precisa de apoio desta Casa. E há o nosso projeto para criar...
(Desligamento automático do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Está feito o registro, Deputado.
O pronunciamento de V.Exa. será divulgado no programa A Voz do Brasil, como manda o Regimento. V.Exa. sempre tem prestígio junto a esta Casa.



AUDIÊNCIA PÚBLICA, SENADO FEDERAL, CÂNCER DE BOCA, CÂNCER DE GARGANTA, CÂNCER, LARINGE, DADOS, NÚMERO, PREOCUPAÇÃO, PREVENÇÃO, NECESSIDADE, CIGARRO, BEBIDA ALCOÓLICA, RISCOS. PL 8175/2017, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, CRIAÇÃO, DIA NACIONAL DO LARINGECTOMIZADO, COMEMORAÇÃO, AGOSTO, DETECÇÃO, CÂNCER, LARINGE, APRESENTAÇÃO.
oculta