CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 25.2019 Hora: 15:28 Fase: OD
Orador: CORONEL TADEU, PSL-SP Data: 14/03/2019

O SR. CORONEL TADEU (Bloco/PSL - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 746, de 2017, em andamento neste momento, é uma das raridades desta Casa, pelo fato de propiciar esse intercâmbio estudantil entre brasileiros e alemães. Isso vem recompor um quadro muito negro que tivemos na educação brasileira nos últimos anos, quando praticamente se instalou o analfabetismo.

Nós podemos verificar claramente essa situação da educação brasileira quando o Governo Bolsonaro começa a promover a Lava-Jato da Educação. Realmente, começamos a olhar o que foi feito no Ministério da Educação de 2003 para cá, quem sabe até antes de 2003, quando alguns bilhões de reais foram desviados de uma área tão importante. Vejam só o exemplo drástico de Suzano.

Temos escolas mal aparelhadas, mal localizadas, maltratadas. Se olharmos o aspecto da segurança, e posso falar com extrema propriedade, porque vivi, e vivo ainda, o segmento da segurança pública durante muitos anos, fica claro que uma coisa puxa a outra. No momento em que se abandona a segurança pública, em que se abandona a educação, deixam-se abertas as portas para a nossa juventude ganhar o mundo do crime.

Existe um ditado muito sábio que diz, construam escolas ou terão que construir presídios. Hoje, os nossos presídios não dão mais conta. A superpopulação carcerária é um fato presente e, agora, difícil de se resolver. Mas nada que o Governo Bolsonaro, com medidas sérias, com gente apropriada, com pessoas honestas, não possa fazer, reduzindo substancialmente os problemas, tanto na educação quanto no sistema prisional e, principalmente, na área da segurança, com a excepcional pessoa, que é o Ministro Sergio Moro. Isso, sim, vai fazer a diferença.