CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 236.2025 Hora: 11:04 Fase: BC
Orador: Hildo Rocha, MDB-MA Data: 29/10/2025

O SR. HILDO ROCHA (Bloco/MDB - MA. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Deputado Charles Fernandes, que preside a sessão neste momento.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, utilizo a tribuna da Câmara neste momento para parabenizar e cumprimentar o Prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga, que tomou uma iniciativa que julgo pioneira no Estado do Maranhão. Ele disponibilizou um ônibus para fazer o transporte dos trabalhadores rurais daquele Município.

Não se trata de um ônibus qualquer, e sim de um ônibus novo, confortável, com poltronas altamente luxuosas, com ar-condicionado, climatizado, para levar o trabalhador rural e a trabalhadora rural do campo para a cidade, para que eles possam fazer compras e participar de eventos e outras atividades que ocorrem na sede do Município de Nina Rodrigues. Ao fim do dia, são levados de volta ao campo. São linhas semanais, que vão para vários povoados do Município de Nina Rodrigues.

Parabenizo o Jones Braga e toda a sua equipe de governo por esta atitude que julgo pioneira no Maranhão.

Também o parabenizo pela instalação do videomonitoramento em boa parte da cidade. Vamos conseguir recursos para que ele coloque videomonitoramento em 100% da sede de Nina Rodrigues, para dar segurança à população daquela cidade, uma cidade pacata, constituída de pessoas de bem e trabalhadoras.

Hoje, Sr. Presidente, Deputado Charles Fernandes, Deputado Márcio Jerry, demais Deputados, vamos votar e eleger dois representantes da Câmara Federal: para o CNMP, o nosso querido amigo Edvaldo Nilo — é a recondução deste rapaz jovem, competente, que conheço há muitos anos; para o CNJ, a Daiane Nogueira de Lira.

Nós escolhemos, aqui na Câmara, representantes nos dois conselhos, para que eles intercedam para completar todo o processo legislativo, que é iniciado aqui, passa pela Presidência da República e precisa, muitas vezes, do CNJ.

Eu falei ali com a Dra. Daiane sobre o projeto de lei de minha autoria que cria o cadastro nacional dos condenados por estupro. Tive muita dificuldade de acessar o CNJ para resolver isso, mas, graças à conselheira Renata Gil, nós estamos resolvendo.

Eu espero que os senhores saibam representar a Câmara. Eu, por exemplo, não vou pedir que livrem nenhum juiz corrupto. Não vou pedir isso. Se olharem para lá, não verão o Hildo Rocha entrando no CNJ, pedindo que livrem a cara de juiz corrupto.

Para o CNMP, vou votar em você. E você nunca me viu lá, pedindo por nenhum promotor ou procurador de justiça que tenha cometido alguma ilegalidade. Eu vou pedir que seja punido pelo CNMP o juiz ou o promotor que esteja agindo de forma ilegal.

Desejo que vocês sejam vitoriosos e saibam honrar a Câmara dos Deputados.

Muito obrigado.