CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 235.2025 Hora: 19:32 Fase: OD
Orador: Kiko Celeguim, PT-SP Data: 28/10/2025

O SR. KIKO CELEGUIM (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a deferência. Agradeço aos nobres colegas pela aprovação desse projeto.

Quero aproveitar esta oportunidade para fazer uma comparação quando tratamos as questões com ciência, com tranquilidade e com inteligência.

Esse projeto tratava simplesmente de transformar a conduta de adulteração de alimentos em crime hediondo, e, à luz do debate, conseguimos ampliá-lo. Melhoramos a tipificação penal, facilitando a vida da autoridade policial. Falamos com a indústria com relação à política de resíduos sólidos e logística reversa. Estamos incentivando o Governo Federal a aplicar uma ampla política de controle para evitar falsificação e fraude fiscal.

Vejam o que tem acontecido, por exemplo, no Rio de Janeiro, para comparar as ações.

Há 2 meses, a Polícia Federal fez uma ação na Faria Lima que desbaratinou uma quadrilha que movimentou mais de 7 bilhões de reais, fraudando o Fisco. Não atirou, não deu um tiro, não matou ninguém. Hoje, no Rio de Janeiro, vemos esse desastre das mortes. Eu não sou do Rio, mas só de ver aquele território em que foi realizada uma intervenção como essa há uma década, e os criminosos fugiram pela mesma trilha... Está claro ali a falta de inteligência, de planejamento e a falta de vontade de alguns Governadores de combater o crime com tecnologia e inteligência. Do contrário, se houvesse investimento em inteligência, essa operação não seria no morro, mas, sim, na Avenida Atlântica, para prender os verdadeiros criminosos deste País, aqueles que movimentam bilhões e sustentam a cadeia do crime organizado.

Muito obrigado, Sr. Presidente