CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 224.2.54.O Hora: 14h10 Fase:
  Data: 21/08/2012

Sumário

Defesa de votação, pela Casa, do projeto de lei sobre a extinção do fator previdenciário. Elevado índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Rio Grande do Sul. Agradecimento à Presidenta Dilma Rousseff pela duplicação da BR-116, no Estado. Defesa de duplicação da BR-386, trecho Porto Alegre-Iraí. Apresentação de projeto de lei acerca da designação do Padre Theodor Amstad para patrono do cooperativismo brasileiro.

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, estamos numa grande caminhada cívica, andando pelo Rio Grande e ouvindo o clamor do povo.
O fator previdenciário é um dos grandes problemas da nossa sociedade, é um verdadeiro pedágio do dinheiro do trabalhador: o dinheiro que lhe sobra, muitas vezes, não dá para pagar a conta da farmácia, e o crédito consignado mata o restante.
Temos de votar o fim do fator previdenciário neste plenário, com urgência.
Outro assunto que preocupa muito o Estado, Sr. Presidente, é o trânsito. Apenas no último final de semana, morreram 26 pessoas em acidentes de trânsito.
Agora, tivemos a boa notícia de que a BR-116, que sai de Porto Alegre, passa por Camaquã, Tapes, São Lourenço do Sul e chega a Pelotas, vai ser duplicada. Queremos, então, agradecer à Presidenta Dilma a medida, mas precisamos que seja duplicada também a BR-386, que vai de Porto Alegre a Iraí, e que seja feita uma terceira pista para os caminhões, evitando inúmeros acidentes de trânsito.
Por fim, Sr. Presidente, protocolamos na Casa projeto que torna o Pe. Theodoro Amstad patrono do cooperativismo brasileiro. Já é lei no Rio Grande do Sul, e queremos ver esse projeto aprovado também nesta Casa.
Teodoro Amstad, Patrono do Cooperativismo Brasileiro.
Muito obrigado.



PL 3299/2008, PROJETO DE LEI, EXTINÇÃO, FATOR PREVIDENCIÁRIO, APROVAÇÃO, DEFESA. ACIDENTE DE TRANSITO, AUMENTO, RS. DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, INÍCIO, DUPLICAÇÃO, RODOVIA, BR 116, TRECHO, CIDADE, PORTO ALEGRE, PELOTAS, AGRADECIMENTO. RODOVIA, BR 386, TRECHO, CIDADE, PORTO ALEGRE, IRAÍ, RS, DUPLICAÇÃO, DEFESA. PL 4280/2012, PROJETO DE LEI, DECLARAÇÃO,THEODORO AMSTAD, PADRE, PATRONO, COOPERATIVISMO, APRESENTAÇÃO.
oculta