CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 212.2019 Hora: 14:48 Fase:
Orador: Data: 08/08/2019

 O SR. ELIAS VAZ (PSB - GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o que me traz hoje a esta tribuna é o tema do PLN 18/2019, que foi apresentado ontem no Congresso Nacional. Esse projeto trata de crédito suplementar de 3 bilhões de reais. A imprensa divulgou que essa quantia serviria para contemplar as emendas parlamentares dos Deputados que teriam votado favoravelmente à reforma da Previdência.
Sr. Presidente, o grave nessa situação é que 1 bilhão e 100 milhões de reais seriam retirados da educação para atender a essa reivindicação dos Parlamentares. Sinceramente, eu me recuso a acreditar que Parlamentares desta Casa vão colocar as suas digitais numa situação criminosa como essa.
Em Goiás, o Instituto Federal Goiano terá um corte de 4 milhões e 200 mil reais; o Instituto Federal de Goiás terá um corte de 1 milhão e 600 mil reais; a Universidade Federal de Catalão terá um corte de 2 milhões e 118 mil reais. Isso tudo é para custeio, Sr. Presidente. A Universidade Federal de Jataí terá um corte de 2 milhões e 118 mil reais e a Universidade Federal de Goiás terá um corte de 3 milhões e 456 mil reais.
Por último, a Universidade Estadual de Goiás - UEG, numa rubrica que apoia o ensino superior não federal, terá um corte de 3 milhões de reais.
Sr. Presidente, é inadmissível essa situação! A educação tem que ser prioridade. Não podemos tirar dinheiro da educação para fazer politicagem! Esta Casa tem que dar um basta nessa situação e reprovar esse projeto.
Muito obrigado.