CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 212.2019 Hora: 14h8 Fase:
  Data: 08/08/2019

Sumário

Protesto contra o desvio na aplicação pela Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Estado do Espírito Santo, de recursos de emenda orçamentária de autoria do ex-Deputado Carlos Manato destinados à aquisição de mamógrafo.

 O SR. DRA. SORAYA MANATO (PSL - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, subo à tribuna hoje para lamentar um fato que aconteceu no Município de Venda Nova do Imigrante, no meu Estado, o Espírito Santo.
O ex-Deputado Carlos Manato, com o meu total apoio, direcionou um emenda parlamentar para a compra de um mamógrafo, uma demanda importante que atenderia toda a população do Município e da redondeza. O levantamento da demanda havia sido feito pelo Presidente do PSL no Município, Sr. Rafael Monteiro, em conjunto com o Presidente do Hospital Padre Máximo, Dr. Cleto Venturim. Para o nosso espanto e frustração, o valor repassado à Prefeitura de Venda Nova do Imigrante foi utilizado para a aquisição de bebedouros, braçadeira de injeção, ar condicionado, computador, mesa para impressora, escada de dois degraus, entre outros itens.
Sendo médica ginecologista, essa situação me chateou profundamente, pois sei da necessidade desse equipamento para o Município de Venda Nova. Nos exames de mamografia, podemos rastrear o câncer da mama em mulheres assintomáticas, a partir dos 40 anos de idade, quando se realiza a busca de lesões mínimas, não palpáveis, ou mudanças chamadas microcalcificações. O exame ainda serve para investigar nódulos mamários notados pela palpação ou até mesmo por outros sintomas na área das mamas.
Então, é uma pena essa situação ter acontecido. Peço desculpas a toda a população de Venda Nova do Imigrante, também em nome do Manato, pois sabemos a falta que o equipamento irá fazer às pacientes que utilizam o sistema de saúde. Nossa esperança é que os dirigentes do Município atendam aos anseios da população, principalmente na área da saúde.
Peço que o meu discurso seja divulgado em todos os veículos de comunicação da Casa.
Muito obrigada, Sr. Presidente.


PREFEITURA, VENDA NOVA DO IMIGRANTE (ES), DESVIO, RECURSOS, EMENDA, CARLOS MANATO , EX-DEPUTADO FEDERAL, COMPRA, MAMOGRAFIA BILATERAL.
oculta