CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 208.2019 Hora: 17h0 Fase:
  Data: 07/08/2019

Sumário

Dados auspiciosos da economia brasileira. Eficiência da gestão do Presidente Jair Bolsonaro.

 O SR. PROFESSOR ALCIDES (Bloco/PP - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna destacar os dados positivos da economia brasileira, amplamente divulgados pelos meios de comunicação nas últimas semanas. São dados que mostram o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, impulsionado pela gestão eficiente do Presidente Jair Bolsonaro.
O Governo brasileiro faz política interna e externa voltada para a recuperação econômica do Brasil. A reforma da Previdência, já aprovada por esta Casa, é um bom exemplo disso. No aspecto da política externa, o acordo histórico entre o MERCOSUL e a União Europeia vai possibilitar o intercâmbio comercial bilionário entre seus membros.
Os indicadores positivos mostram que, no trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego caiu para 12,6%, um índice mais baixo do que nos 3 primeiros meses do ano. O desemprego, na realidade, caiu ao menor nível nos últimos 11 anos. O IBOVESPA bate recorde constante, o dólar está custando menos de 4 reais. No início do mês, a PETROBRAS diminuiu o preço dos botijões de gás usados nas casas e nas empresas.
O turismo de negócios no Brasil cresceu quase 15% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o ano passado. Só este segmento rendeu ao País cerca de 5,5 bilhões de reais.
E há mais: todos estamos vendo que o preço do combustível está mais baixo. A PETROBRAS diminuiu o preço da gasolina e do óleo diesel nas refinarias. O preço do combustível recuou cerca de 0,85% em, ao menos, 14 Estados. O valor médio do litro do diesel ficou 6% menor.
Depois de ter enfrentado muitas dificuldades no passado, por causa da má gestão, a PETROBRAS registrou aumento no lucro líquido no segundo trimestre deste ano. O lucro líquido de abril a junho deste ano alcançou 18,86 bilhões de reais, o melhor resultado trimestral da história da PETROBRAS.
A reforma da Previdência foi aprovada por esta Casa, o que, tenho certeza, fará o Brasil crescer mais rapidamente ainda.
O acordo histórico entre o MERCOSUL e a União Europeia vai possibilitar que muitas tarifas sejam quase eliminadas e outras até zeradas. Juntos, União Europeia e MERCOSUL representam um mercado de quase 800 milhões de consumidores; e os dois blocos somam um quarto do Produto Interno Bruto mundial.
Como vimos, são números e dados positivos que nos dão a certeza de que o Governo do Presidente Jair Bolsonaro está no caminho certo.
Fico feliz porque luto por um Brasil melhor para todos, com a garantia dos direitos individuais, com geração de emprego e renda e por melhor qualidade de vida para a população.
Sou brasileiro. Sou Bolsonaro.
Viva o Brasil!
Obrigado, Sr. Presidente.


GOVERNO, JARI BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GESTÃO, ECONOMIA, DESEMPREGO, TURISMO, PETRÓLEO BRASILEIRO (PETROBRAS), COMÉRCIO EXTERIOR, UNIÃO EUROPEIA (UE), MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), AVALIAÇÃO POSITIVA.
oculta