CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 208.2019 Hora: 12h4 Fase:
  Data: 07/08/2019

Sumário

Congratulações ao Governador em exercício do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, pelo veto aposto ao projeto de lei sobre a autorização da venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas.

 O SR. VANDERLEI MACRIS (PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de citar aqui uma decisão muito importante, de grande sensatez e, mais do que isso, de responsabilidade do Governador em exercício do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que vetou um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo sobre a venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas do Estado. O projeto de lei, Sr. Presidente, aprovado na Assembleia, autorizava o referido comércio, mas cabe ressaltar que a venda é vetada por lei nacional, como é o caso do Estatuto do Torcedor.
É importante considerarmos que os estádios e arenas desportivas não são lugar-comum, são ambientes de fortes emoções, ambientes que precisam ser tratados com mais atenção. Mais do que isso, Sr. Presidente, na combinação de álcool com circunstâncias de torcida potencializada, os riscos para ações impunitivas...

(Desligamento automático do microfone.)

O SR. VANDERLEI MACRIS (PSDB - SP) - Vou concluir, Sr. Presidente.
Os riscos são bastantes importantes, e não podem ser desprezados.
Nesta Casa, já estudamos em Comissão Especial sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. O álcool diminui a capacidade de juízo crítico da pessoa. Dessa maneira, é imprescindível fazermos escolhas. Vamos privilegiar interesses econômicos ou a vida dos cidadãos?
Então, eu queria parabenizar o Governador Rodrigo Garcia, em exercício no Governo do Estado de São Paulo, e também o Governador João Doria, que já tinha-se manifestado favoravelmente ao veto ao projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Essa é uma atitude de compromisso, de respeito com a população paulista.
Agradeço a V.Exa., Sr. Presidente, por esta oportunidade de privilegiarmos aqui uma decisão importante tomada pelo Governo de São Paulo, que foi o veto a esse projeto.
Cumprimento mais uma vez o Governador em exercício de São Paulo Rodrigo Garcia.
Muito obrigado.


RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR, SÃO PAULO (ESTADO), VETO TOTAL, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, LIBERAÇÃO, VENDA, BEBIDA ALCÓOLICA, ESTÁDIO ESPORTIVO, APOIO POLÍTICO.
oculta