CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 192.2023 Hora: 15:24 Fase: BC
Orador: Adail Filho, REPUBLICANOS-AM Data: 03/10/2023

O SR. ADAIL FILHO (Bloco/REPUBLICANOS - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje eu venho a esta tribuna para tratar de um assunto muito delicado.

Tive a oportunidade de visitar alguns Municípios do interior do Estado do Amazonas e me deparei com uma situação muito preocupante: o maior bioma brasileiro está morrendo, que é a fauna e a flora amazônica. Os nossos animais estão morrendo queimados, estão morrendo pela estiagem, a nossa flora está sofrendo, está sucumbindo pela fumaça, e isso está prejudicando milhões de pessoas no Estado do Amazonas.

O povo do Estado do Amazonas, hoje, está isolado. Isso me preocupa muito. Onde estão os investimentos necessários para que possamos fazer as políticas públicas para amenizar esse sofrimento? Onde estão as ONGs que recebem milhões de reais para cuidar da Amazônia e de seu povo?

Quando mais precisamos de ajuda, infelizmente, não podemos contar com ela.

A bancada do Estado do Amazonas está reunida hoje com o comprometimento de ir de Ministério em Ministério, para que possamos suprir as necessidades e amenizar o sofrimento do povo do Estado do Amazonas, que hoje sofre e precisa do Governo Federal.

Portanto, eu quero fazer esse apelo para o Governo Federal, para os Ministérios competentes, a fim de que possamos levar essa ajuda humanitária, essa mão amiga para amenizar o sofrimento do povo do Estado do Amazonas, que sofre bastante hoje, infelizmente, com toda essa catástrofe que vive.

Muito obrigado, Sr. Presidente.