CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 182.2022 Hora: 19:08 Fase: OD
Orador: Felipe Carreras, PSB-PE Data: 21/12/2022

O SR. FELIPE CARRERAS (PSB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Boa noite! Quero cumprimentar o Presidente Eduardo Bismarck, todos os demais colegas Deputados e Deputadas e todos os que nos assistem pela TV Câmara.

Finda esta 56ª Legislatura, Sr. Presidente e Deputado Odair Cunha, vemos que talvez tenha sido a mais difícil do século. Foi nesta Legislatura que esses Parlamentares enfrentaram uma pandemia, que não sabiam quando iria acabar. Foi nesta Legislatura que o Congresso Nacional salvou milhares de brasileiros, com o Auxílio Emergencial. E foi nesta Legislatura que vimos o empoderamento das mulheres. A bancada feminina teve uma união nunca vista antes.

Eu queria cumprimentar a Deputada Celina Leão, a Deputada Carmen Zanotto, a Deputada Alice Portugal, a Deputada Erika Kokay, a Deputada Liziane Bayer, que foi da nossa bancada. Não foi reeleita, mas a sua irmã estará conosco na próxima Legislatura. Em nome da Deputada Celina e da Deputada Margarete Coelho, eu quero cumprimentar todas as mulheres.

Aqui nesta Casa fazemos amizades para longa vida. Aqui nesta Casa aprendemos muito com os colegas. Se algo vai doer para muitos colegas que foram reeleitos, eu tenho certeza de que será não termos ao nosso lado talvez a mais brilhante Parlamentar desta Casa, que é a Deputada Margarete Coelho. (Palmas.)

Eu quero aqui, Deputada Margarete, deixar o meu abraço e dizer que esta Casa vai perder por não ter V.Exa. aqui ao lado. Mas eu tenho certeza de que V.Exa. é um grande orgulho para o povo do Piauí, de que V.Exa. não precisa de mandato para fazer política e de que V.Exa. vai estar ao nosso lado, ao lado do povo do Piauí, ao lado do Deputado Arthur, da Deputada Celina e de todos que querem a boa política. V.Exa. tem aqui o nosso abraço, o abraço de toda a bancada do PSB.

Eu quero agradecer, Presidente Eduardo Bismarck, a todos os nossos Líderes de bancada do meu partido, de que eu tenho tanto orgulho de fazer parte, há 27 anos. Quem abonou a minha ficha de filiação foi Miguel Arraes de Alencar. Eu trabalhei com Eduardo Campos. Eu não conheço Arraes pelos livros, eu trabalhei diretamente com Miguel Arraes de Alencar.

Eu quero agradecer ao nosso Líder, o Deputado Tadeu Alencar, no primeiro ano de Legislatura, ao nosso Líder Alessandro Molon, ao Deputado Danilo Cabral e ao nosso querido Líder Bira do Pindaré, que também não foi reeleito, mas estará conosco no nosso partido, nas trincheiras.

E quero agradecer a esta Casa. Foi esta Legislatura que aprovou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos — PERSE. E V.Exa., Deputado Eduardo Bismarck, foi fundamental para o setor turístico. Este setor, junto com o setor de eventos, tem um incentivo que nunca antes na história teve, porque este Parlamento teve coragem de fazer justiça. Foi este Parlamento que atualizou a Lei Geral do Esporte, quando tivemos, como Presidente da Comissão Especial, a Deputada Celina Leão. Foi este Parlamento que teve a coragem de aprovar hoje essa PEC, que será fundamental, sobretudo para os mais excluídos do nosso País.

E eu quero cumprimentar, de forma especial, um amigo, um grande Líder, que conduziu a aprovação dessa PEC junto com vários outros Líderes partidários, minha querida Ministra Deputada Flávia Arruda: o Deputado Arthur Lira. S.Exa. foi um grande Líder na aprovação desta PEC.

E eu quero, Deputado Márcio, reafirmar que este Parlamento, tenho certeza, olhando para o futuro, verá uma coisa de que ninguém tem dúvida: o maior desafio do nosso País, fora corrigirmos tantas injustiças contra os excluídos do nosso País, Deputado Marcelo Ramos. E V.Exa. é um querido amigo que a política também me deu aqui nesta Casa, um brilhante quadro! Pode a Câmara não tê-lo aqui, na próxima Legislatura, mas V.Exa. vai estar ajudando o País, Senador Alexandre Silveira.

Eu quero dizer que um grande desafio que temos, fora ajudar os mais excluídos, é pacificar o nosso País, é unir o nosso País, que sai de uma eleição muito dividido. E nós vamos ter, nesta Casa, equilíbrio, ao estarmos sob a Presidência do Deputado Arthur Lira. Isso vai ser muito importante. Quero parabenizar a largueza do Presidente eleito, o Lula, e dos companheiros do PT, do PV, do PCdoB, da base do Presidente, para entender que nós precisamos de pacificação, de união do nosso País. Na noite de hoje, quero reafirmar o compromisso do Partido Socialista Brasileiro — e terei a honra de liderar essa bancada tão aguerrida — na reeleição do Presidente Arthur Lira.

Um grande abraço e um feliz Natal a todos os que estão aqui, a todos os familiares, sobretudo a todos os brasileiros que estão nos assistindo!

Obrigado, Sr. Presidente.