CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 182.2022 Hora: 12:52 Fase: OD
Orador: Tiago Mitraud, NOVO-MG Data: 21/12/2022

O SR. TIAGO MITRAUD (NOVO - MG. Sem revisão do orador.) - Perfeito, Presidente. Estamos agora na discussão do projeto de lei que traz aumento de salário aos servidores do TCU.

Os servidores do TCU têm todo nosso apreço. São parceiros nossos em inúmeras iniciativas de fiscalização que o NOVO fez ao longo dos últimos 4 anos. Através de uma iniciativa de fiscalização nossa, foi possível descobrirmos que a Covaxin, a vacina indiana, seria comprada pelo Governo Bolsonaro pelo dobro do preço oferecido a ele 1 mês antes. Foi através de um requerimento de informações nosso que se obteve essa informação. Esse documento foi parar na CPI da Pandemia no Senado, o que gerou grande repercussão. E essa repercussão grande fez com que a compra dessa vacina superfaturada fosse cancelada.

Então, nós entendemos o valor do Tribunal de Contas da União, entendemos especialmente o valor dos servidores que ali estão, mas nós não somos favoráveis no momento em que a população brasileira passa dificuldade, em que é discutida uma PEC do estouro supostamente para oferecer um aumento no Auxílio Brasil para a população. Eu digo supostamente, porque nós sabemos que o aumento no Auxílio Brasil é muito inferior ao espaço fiscal que está sendo criado com essa PEC. Mas, no momento, discute-se colocar na conta de toda a sociedade brasileira 168 bilhões de reais com essa justificativa, ou seja, estamos numa situação extrema no País e estamos discutindo aumento salarial de quem é financiado pelo dinheiro dos impostos.

Esses brasileiros que vão agora ter um pouco mais de renda por conta da manutenção do atual valor do Auxílio Brasil vão ver esse valor a mais ser corroído pela inflação, vão ver esse valor a mais ser corroído pelos impostos altíssimos no Brasil para sustentar essa máquina.

Em resumo, o que o Congresso está fazendo é dar com a mão e tirar com a outra, porque não adianta você oferecer um aumento do Auxílio Brasil se esse aumento vai ser corroído pela inflação causada por decisões como a do Congresso Nacional de dar aumento de salário para quem já ganha muito.

Então, é preciso chamar à responsabilidade. O que o Congresso Nacional quer? Supostamente auxiliar os mais pobres, que estão com dificuldade, com esse aumento do Auxílio Brasil, ou auxiliar os mais ricos com aumento para quem já ganha muito?