![]() |
|
O SR. GERALDO RESENDE (Bloco/PSDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ontem comemoramos aqui o Dia Internacional da Mulher. Nessa data, mulheres e homens de todo o Planeta irmanaram-se para relembrar as lutas históricas por direito das mulheres, comemorar os avanços e reivindicar mais participação e equidade na vida social, no trabalho e na política.
Nessa data, sempre defendi que, mais do que fazer discursos, os homens devem se perguntar como atuam para contribuir com a luta das mulheres, ou seja, mais do que discursos, trabalho e ações.
É com esse espírito que relembro ações emblemáticas em favor da saúde das mulheres. Por ser médico ginecologista e obstetra, contribuí para suas demandas e para o acesso das mulheres ao seu mais elementar direito: vida digna e saudável.
Como Parlamentar, viabilizei recursos e lutei muito contra entraves burocráticos e má vontade para a construção de estruturas em Mato Grosso do Sul, como o Hospital da Mulher e da Criança, em Dourados; a Clínica da Mulher, também em Dourados; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, em Três Lagoas; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, em Nova Andradina; a Clínica da Mulher de Maracaju, que ainda não foi inaugurada; e para a compra de equipamentos para a Clínica da Mulher e da Criança de Rio Brilhante, já em atividade.
Essas são algumas das minhas ações como Deputado Federal.
Aproveito a oportunidade para agradecer, de todo o coração, o especial esforço de mulheres enfermeiras e outras profissionais que deixaram seu lar, sua família para, junto conosco, quando ocupávamos o honroso cargo de Secretário de Estado de Saúde, salvar vidas no enfrentamento da pandemia da COVID-19. Foi pelas mãos de muitas dessas profissionais que a vacina foi aplicada nos braços dos sul-mato-grossenses, fazendo do meu Estado o campeão de aplicação de vacinas durante 8 meses seguidos.
Quando Secretário, elaboramos e colocamos em prática programas voltados para a saúde da mulher. Exemplo dessas políticas foi o Programa Bem Nascer Mato Grosso do Sul, lançado no final de 2021 e ainda em andamento. O objetivo é reduzir mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram investidos 14 milhões, dos quais 11 milhões foram para a compra de 75 aparelhos de ultrassonografia que serão entregues a 79 Municípios e para o custeio dos Centros Especializados Materno-Infantil instalados nas diversas regiões do Estado.
Outra ação em favor das mulheres, quando fui pela primeira vez Secretário, entre 2000 e 2002, foi a implantação das Redes Femininas de Combate ao Câncer, em vários Municípios, entre eles, Dourados. Viabilizamos para a Grande Dourados a Clínica da Mulher, unidade que está agora precisando de reparos. Esperamos que a Prefeitura Municipal de Dourados elabore o projeto para viabilizarmos isso.
Sr. Presidente, mais do que nunca, o objetivo é a construção, em Campo Grande, do hospital materno-infantil junto à Maternidade Cândido Mariano. Essa deverá ser uma das nossas lutas, assim como a luta pelo hospital do idoso. Assim, poderemos de fato encerrar um ciclo daquele que faz da saúde pública o mote para fazer do mandato algo que possibilite uma vida melhor para as mulheres e para os idosos do Mato Grosso do Sul.