CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 18.2019 Hora: 15h36 Fase:
  Data: 27/02/2019

Sumário

Importância da celebração de acordos internacional pelo Brasil. Defesa do estabelecimento de acordo sobre tráfego aéreo entre o País e a Bahamas. Apoio à transformação do Aeroporto São Paulo - Campo de Marte em aeroporto regional.

 O SR. CORONEL TADEU (Bloco/PSL - SP. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sra. Presidente.
Os acordos internacionais que são feitos são muito bem-vindos. Que venham cada vez mais e surjam para realmente estreitar os laços, principalmente comerciais, entre os vários países!
Estas matérias são as mais profícuas que eu vejo neste Parlamento, em especial o acordo com Bahamas sobre o tráfego aéreo, de que hoje tanto precisamos. O motivo é muito simples: a aviação brasileira é pequena, em vista do que poderia ser. V.Exas. sabem muito bem disso, porque todos são clientes das companhias aéreas e utilizam o serviço de transporte aéreo para todos os lugares do Brasil e para fora também.
A aviação brasileira poderia se comparar à aviação dos Estados Unidos e à aviação de tantos outros países que, proporcionalmente, transportam muito mais passageiros que nosso País.
Não tenho números precisos, mas acredito que hoje o Brasil transporta cerca de 100 milhões de passageiros por ano, quando poderia transportar de 300 milhões a 350 milhões de passageiros. Há que se melhorar ainda muito a estrutura da aviação.
Infelizmente, quando se pensa em fazer algum progresso, surge no Estado de São Paulo a ideia mirabolante de se acabar com o Aeroporto Campo de Marte.
Neste momento, faço a defesa deste assunto, porque ele vai na contramão do decreto que prevê mais uma linha aérea entre o Brasil e Bahamas e vice-versa, promovendo emprego e geração de riqueza. Esta ideia absurda de acabar com o Campo de Marte - sabe Deus de onde surgiu! - não tem nenhum efeito benéfico para a aviação.
O Campo de Marte poderia muito bem se tornar um aeroporto regional com linhas de tráfego aéreo específicas para o táxi aéreo. Mas, infelizmente e provavelmente, com um conchavo com o mercado imobiliário - eu disse conchavo, aqueles acertos por trás das cortinas -, querem acabar com o Campo de Marte para aumentar o gabarito imobiliário daquela região.
Venho aqui fazer esta defesa e anunciar que isso possivelmente aconteça, para a infelicidade da aviação.
Muito obrigado.


ENCAMINHAMENTO DE VOTAÇÃO, PDC 824/2017, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, FAVORAVEL. TRÁFEGO AÉREO, BAHAMAS, AEROPORTO REGIONAL, SÃO PAULO (SP).
oculta