CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 179.2.54.O Hora: 11:26 Fase: OD
Orador: CELSO MALDANER, PMDB-SC Data: 27/06/2012

O SR. CELSO MALDANER (PMDB-SC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nossa palavra é de apoio e incentivo a esse projeto tão importante de irrigação para a agricultura brasileira, agora incluindo, também, a questão da agricultura familiar. Isso é fundamental.
A nossa região, o Sul do Brasil, também tem enfrentado muitas estiagens. Nós já temos um programa muito interessante em Santa Catarina que foi introduzido pelo ex-Governador Luiz Henrique da Silveira: a captação da água da chuva. Nós temos dois tipos de água: a água para o consumo humano e a para o consumo de animais.
É fundamental ter recursos para projetos individuais, mas também para projetos coletivos, que é o caso da irrigação. Inclusive, a Assembleia de Santa Catarina, agora, aprovou 60 milhões de reais a fundo perdido para incentivar o programa de irrigação nas pequenas propriedades rurais, onde os engenheiros agrônomos vão fazer projetos coletivos, porque nós temos que ter água.
Nós temos que ter a nossa mentalidade de que a nossa propriedade, a exemplo de países desenvolvidos... Não é pela quantidade de hectares que o proprietário tem, mas sim pela quantidade de água que ele tem. Ele tem que ter água armazenada, tem que ter água à disposição não só para consumo humano e para o consumo de animais, mas principalmente para irrigação.
Então, acho que está de parabéns o Congresso Nacional ao aprovar esse projeto que incentiva cada vez mais a irrigação não só para a produção de grãos, mas também para a agricultura, que é fundamental, para a agroindústria, especialmente para a bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura. Com certeza, esse projeto deverá beneficiar todo o nosso País.
Estamos aqui parabenizando esta Casa por esse projeto tão importante, que é o projeto de irrigação, que vamos votar no dia de hoje. Parabéns a todos!