CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 179.2.54.O Hora: 11:26 Fase: OD
Orador: FERNANDO COELHO FILHO, PSB-PE Data: 27/06/2012

O SR. FERNANDO COELHO FILHO (PSB-PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria, nesta manhã, dividir com o Plenário a alegria de poder estar votando o novo marco regulatório na questão da irrigação e parabenizar o Deputado Afonso Hamm pelo trabalho ao longo de 4 anos, negociando com o Governo e visitando as regiões irrigadas País afora. Tive a oportunidade de levá-lo à minha querida Petrolina, um dos maiores polos, junto com Juazeiro, na Bahia, de agricultura irrigada do nosso País, onde teve a oportunidade de ouvir dos irrigantes, dos grandes empresários, dos pequenos colonos as dificuldades de estarem hoje trabalhando com uma lei tão antiga, como aqui foi dito pelo Relator, de 1979.
Diversos avanços a nova Lei de Irrigação vai trazer para o produtor rural brasileiro, mas, sobretudo, uma emenda que foi apresentada pela nossa pessoa esta manhã, onde, em negociação com o Governo, com o Relator, tem a possibilidade de estender, de ampliar em mais de 40 horas semanais a tarifa verde, para beneficiar principalmente o pequeno irrigante. Hoje, um dos maiores custos da irrigação brasileira é a tarifa elétrica, é o custo da energia para se bombear a água e para poder realizar essas irrigações.
Essa questão da emenda que foi apresentada aqui hoje e acatada pelo Relator tende a dar um estímulo ainda maior, para que possamos impulsionar o agronegócio brasileiro, gerando ainda mais divisas para o nosso País, impulsionando, particularmente, ainda mais o nosso Vale do São Francisco, no Nordeste.
Então, Sr. Presidente, eu queria dividir aqui nesta manhã a minha alegria de poder participar, como Parlamentar, no meu segundo mandato, deste momento tão especial para tantos produtores lá do Vale do São Francisco que nos assistem nesta manhã através da Rede Câmara.