CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 159.2.55.O Hora: 13:36 Fase: CG
Orador: VANDERLEI MACRIS, PSDB-SP Data: 22/06/2016

O SR. DEPUTADO VANDERLEI MACRIS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, meus caros convidados para esta Comissão Geral, Dr. Deltan Martinazzo Dallagnol, na pessoa de quem cumprimento todos os presentes, eu quero contar uma pequena história. Eu tenho já uma longa vida parlamentar. Há mais de 20 anos, quando saía para pedir voto à população, as pessoas chegavam e diziam: "Macris, eu vou votar em você. Mas é o seguinte, o jogo do meu time ontem, não sei o quê. Olha, a cerveja...". Ninguém queria falar de política, apenas se comprometia a votar.

Eu acompanhei toda essa história, durante os meus 10 mandatos, nesses 40 anos, e pude sentir algo que hoje me dá confiança e me causa otimismo em relação ao futuro. Por que esse otimismo? Porque não há, na periferia ou no centro de qualquer cidade deste País, uma rodinha de duas ou três pessoas em que não se discuta política. Não há um lugar em que não se debata sobre a situação do País. Esse assunto está muito mais presente na vida do cidadão brasileiro do que o futebol.

Isso mostra a necessidade de estimularmos a presença da cidadania nas ruas do nosso País, exigindo mudanças. Essas mudanças estão acontecendo! Eu posso dizer isso com muita tranquilidade, em função da longa história que tenho na vida pública.

Além disso, quero dizer que este momento é reflexo do fato de que mais de 2 milhões de pessoas se manifestaram a respeito da mudança de conceito em relação à corrupção. Nós do Parlamento brasileiro temos que dar uma resposta. E essa resposta tem que vir através dessas propostas que estão aqui para debate neste Parlamento.

Eu me somo também àqueles que defendem a mudança sob o ponto de vista de uma reforma política. Por quê? O voto distrital, que o meu partido, o PSDB, e eu defendemos, pode ser uma grande alternativa para aproximar mais o cidadão do seu representante, a fim de que ele possa cobrar mais e estar mais presente. Muitas vezes, o poder econômico tira o cidadão de determinada comunidade e vai buscar em outra o voto, para poder ludibriar parte da comunidade. Portanto, eu acho que a aliança entre a luta contra a corrupção e a reforma política é, sem dúvida, o remédio ideal para que possamos avançar neste País, em relação ao combate à corrupção.

Meu caro Presidente, Deputado Antonio Carlos Mendes Thame, eu quero cumprimentar V.Exa. pela iniciativa e dizer que estaremos presentes, sim, neste debate, porque a agenda de combate à corrupção tem que estar no dia a dia da nossa luta aqui.

O papel das instituições, os seus limites, os ritos das instituições, os direitos individuais num Estado de Direito, tudo isso será a luta daqui para frente. E nós estaremos juntos, para que a sociedade brasileira possa, neste momento de discussão e de debate interno nas famílias e nas rodas de amigos, fazer frente às necessidades que temos aqui no Parlamento nacional, a fim de dar uma resposta a esse grande movimento da sociedade neste momento.

Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Deputado Antonio Carlos Mendes Thame) - Agradeço ao Deputado Vanderlei Macris por suas brilhantes ponderações.

Convido o Procurador da República Marco Aurélio Adão para falar sobre prisão preventiva e pena por demora em fornecer dados e sobre extinção de domínio e confisco alargado.