CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 159.2.55.O Hora: 12:30 Fase: CG
Orador: DARCÍSIO PERONDI, PMDB-RS Data: 22/06/2016

O SR. DEPUTADO DARCÍSIO PERONDI - Bom dia, senhoras e senhores!

Parabéns, Deputado Antonio Carlos Mendes Thame! V.Exa. é uma figura extraordinária deste Parlamento e da política brasileira. Quero saudar também o Deputado Luiz Carlos Hauly, outra figura extraordinária, e o Deputado Diego Andrade. São três Deputados que focaram muito nessa luta, para fazer andar aqui o projeto das dez medidas contra a corrupção.

Não posso deixar de valorizar também três cidadãos que representam as suas áreas e também representam o sentimento de todos os brasileiros: o Sr. Júlio Marcelo, Procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas, o Sr. Juiz Sergio Moro e o Sr. Promotor Deltan Martinazzo Dallagnol. Saudando essas três pessoas, saúdo todos dessas áreas que estão aqui.

Eu sou otimista. Acho que as dez medidas estão andando no devido tempo. No dia 29 de março, esta Casa foi tomada por corporativistas? Não. Foi tomada por sindicalistas? Não. Foi tomada pelos sem-terra? Não. Foi tomada por qualquer movimento legal ou ilegal? Não. Esta Casa foi tomada, em 29 de março, por centenas e centenas de crianças, que são a esperança, são o futuro. E elas não estiveram aqui somente como esperança, elas vieram esperançar, fazer acontecer junto com a sociedade e com os senhores que trouxeram milhares e milhares de assinaturas.

Isso foi em 29 de março. Não se passaram 90 dias, e a Comissão Especial está sendo montada. Então, há, sim, confiança, há, sim, esperança de que possamos ter um Brasil melhor, mais límpido e mais limpo também. Parabéns a todas as crianças e à sociedade!

"Eu não quero misturar, mas esta é uma Casa política". Um dos Líderes do PT assim se manifestou, primeiro, fazendo uma absoluta heresia, uma desconstrução e mostrando - talvez não, porque ele não é - analfabetismo político e jurídico, dizendo que, primeiro, há uma grave quebra de institucionalidade no País. É exatamente o contrário. Houve lá em 1964, houve lá em 1930, quando houve golpes; hoje não! O que nós estamos vivendo hoje é um processo de transformação ético, fiscal, político no Brasil, porque há, sim, instituições fortes. As grandes nações fracassam quando há instituições fracas, e a história mostra. No Brasil, felizmente, existem instituições fortes.

Em segundo lugar, o processo de impeachment - vou ser sucinto - está seguindo de forma absoluta a norma jurídica e a regra institucional, obedecendo, inclusive, ao rito do Supremo, que é a catedral da Justiça. Parabéns à cidadã da sociedade que, heroicamente, interrompeu o Deputado do PT que me antecedeu.

Para concluir, quero dizer que todos nós temos que estar juntos para quebrar aquilo que um intelectual, um professor do...

(Desligamento automático do microfone.)

O SR. DEPUTADO DARCÍSIO PERONDI - ...quebrar o capitalismo de laços, que é um governo que tem um partido, ou mais de um    - no caso, um -, que se estabelece, com o poder que tem o governo, junto com as estatais - e o Dr. Jorge Hage falou sobre as estatais -, aí se conecta com os políticos e com o empresariado e formam um capitalismo de laço endêmico - aliás, muito mais que endêmico, epidêmico -, que permeia de forma septicêmica, não o corpo humano, mas o corpo da gestão brasileira. E isso que nós estamos fazendo hoje é um esforço gigantesco, e esse esforço vai continuar, para quebrar esse capitalismo que explora, que rouba, que desinveste, que mata, que contamina, assim como o Dr. Dallagnol disse.

Encerrando, quero aqui também dizer que o Presidente Michel Temer, na sua posse, disse claramente, alto e bom som, que a Operação Lava-Jato teria todo o apoio - todo o apoio! - na sua gestão.

A Operação Lava-Jato segue os seus caminhos, e ninguém a irá parar, mas é importante que um Presidente da República venha publicamente e faça essa declaração. E ele o fez. A Presidente anterior não fazia, mas ele o fez. E não o fez só uma vez. Repetiu três vezes. Em 35 dias de poder, Michel Temer, Doutor em Direito Constitucional, jurista, gestor, político desta Casa, reafirmou três vezes todo o seu apoio à Operação Lava-Jato.

Viva o Brasil que tem os senhores! Viva o Brasil que tem esta Casa! (Palmas.) A solução vai passar pelos senhores, mas vai passar por este Parlamento. (Palmas.) Não demonizem a política! Não demonizem a política! Aliem-se, como os senhores estão fazendo. O povo na rua, Ministério Público e Justiça, aliados ao Parlamento, conseguiram a abertura do processo de impeachment e vão conseguir também um Brasil mais limpo.

Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Deputado Antonio Carlos Mendes Thame) - Meus agradecimentos ao Deputado Darcísio Perondi.