CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 157.2.55.O Hora: 09:32 Fase: BC
Orador: JORGE SOLLA, PT-BA Data: 21/06/2016

O SR. JORGE SOLLA (PT-BA. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

Bom dia a todos e a todas!

Eu queria fazer uma grave denúncia sobre o processo que este Governo golpista vem desenvolvendo, com a participação de um conjunto numérico importante de Deputados aqui da Câmara, para buscar criminalizar os movimentos sociais.

Estão tentando criminalizar o movimento estudantil. Hoje, estão tentando instalar a CPI contra a União Nacional dos Estudantes. Além disso, tentam criminalizar os movimentos em defesa das minorias; tentam criminalizar o movimento em defesa dos direitos das mulheres e dos homossexuais; tentam criminalizar o movimento em defesa da população indígena. Todos os movimentos sociais são alvo deste Governo golpista. Não é possível admitir isso!

A União Nacional dos Estudantes sobreviveu à ditadura militar e teve vários de seus dirigentes presos e alguns mortos. Tivemos a honra de participar do Congresso de reconstrução da UNE, em 1979, em Salvador, quando estudante da Universidade Federal da Bahia, e vemos, com muita preocupação, Sr. Presidente, essa voracidade, essa vontade de destruir os movimentos sociais que esta base do Governo golpista vem desenvolvendo. Nós não podemos admitir isto!

Por que não investigam, por exemplo, esses movimentos de fachada, criados artificialmente e sem base social, que receberam dinheiro dos partidos políticos para fazer passeatas contra o Governo da Presidenta Dilma, que receberam recursos internacionais para financiar a estrutura, a mobilização e até o filé mignon distribuído na Avenida Paulista nos ataques ao Governo legítimo da Presidenta Dilma?

Por que não investigam o desvio de recursos de igrejas e de outras instituições para financiar a eleição de Deputados aqui nesta Câmara? São inúmeras denúncias - inúmeras denúncias - da utilização ilegal de recursos para financiar Deputados que estão hoje na base deste Governo golpista e que foram artífices e atores deste golpe.

Cadê o combate à corrupção? Quando é que este Governo vai tirar os corruptos que montaram este Ministério? Quem vai ser o eliminado da semana no Big Brother golpista do Governo Temer? Quem vai ser aquele que vai fazer novamente aparecer nas manchetes o combate à corrupção e a fiscalização e apuração? Cadê as panelas que eram batidas combatendo a corrupção neste País? Desapareceram?

A mídia brasileira, realmente, é cínica demais e hipócrita. Cadê o combate à corrupção nas manchetes dos nossos jornais, Sr. Presidente? Desapareceu, porque não era combate à corrupção, era apenas um movimento arquitetado de criminalização da esquerda brasileira, de ataque ao Partido dos Trabalhadores e de ataque à Presidenta Dilma, uma Presidenta de quem não se conseguiu algo.

Ontem, eu estava vendo na TV Senado, depois da sessão aqui, mais uma sessão de defesa. Testemunhas destruíram todos os argumentos criados, inventados para atacar a Presidenta Dilma. Mostraram, didaticamente, como se faz um decreto de suplementação ou de remanejamento orçamentário. E mostraram que a Presidenta não é quem solicita, não é quem gera o processo, não é quem aprova. Ela dá a última palavra.

Então, mais uma vez, nós não podemos permitir que este Governo haja criminalizando os movimentos sociais, abafando e blindando a corrupção, protegendo os corruptos deste País e desviando os recursos que seriam das políticas públicas, da saúde e da educação.

O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado.