CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 142.2.55.O Hora: 13:48 Fase: OD
Orador: ONYX LORENZONI, DEM-RS Data: 08/06/2016

O SR. ONYX LORENZONI (DEM-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Giacobo, quero fazer um agradecimento à Mesa e também comunicar a esta Casa que recebi autorização para cumprir uma missão oficial na Bélgica e na Alemanha, a partir do próximo sábado, a convite da Fundação Friedrich Naumann.

Eu vou à Bélgica e à Alemanha participar de um seminário sobre combate à corrupção na União Europeia, comparativamente com as experiências latino-americanas. Vamos levar a eles a experiência das 12 CPIs que instalamos nesta Casa, além da experiência recente da Operação Lava-Jato, que chama a atenção do mundo todo. O Brasil avançou muito no que diz respeito aos mecanismos de investigação. E hoje, com a delação premiada, abre-se uma nova perspectiva.

Também vou discutir lá um projeto de lei de minha autoria que cria a figura do whistleblower, que quer dizer "apitador". Isso já é lei no Canadá, nos Estados Unidos e também na Europa. Essa proposta é muito importante porque estimula a participação da sociedade, estimula a participação dos servidores públicos também, na mudança de cultura, no enfretamento à corrupção, que é uma grave doença que o nosso País enfrenta.

Como sou convidado dessa Fundação, vou também mostrar aos europeus que não há golpe nenhum no Brasil. Na verdade, o que se passa aqui é fruto de um processo legal, constitucional, de afastamento de uma Presidente porque ela organizou uma quadrilha no Governo Federal e saqueou os cofres públicos brasileiros.

Por final, Sr. Presidente, nesse particular, quero informar que essa viagem não gera nenhum ônus à Câmara dos Deputados. Estarei afastado para participar desse seminário, e isso não custará nenhum centavo aos cofres públicos, como é tradição da minha vida pública.

Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Giacobo) - Obrigado, Deputado. Parabéns pela viagem! Bom proveito.

Tem a palavra o Deputado Décio Lima.