CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 127.2.55.O Hora: 23:04 Fase: OD
Orador: AFONSO FLORENCE, PT-BA Data: 23/05/2016

O SR. AFONSO FLORENCE (PT-BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje o Brasil está de olho nesta Casa. A divulgação da gravação da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado é fundamental para o destino do País. A garantia da continuidade das investigações...

O SR. ANDRE MOURA - Sr. Presidente, peço a palavra para uma questão de ordem.

O SR. RONALDO FONSECA - Sr. Presidente, a inscrição é nominal!

O SR. AFONSO FLORENCE - ...da Operação Lava-Jato sobre corrupção, sobre o mensalão mineiro, o trensalão paulista, a merenda escolar em São Paulo é fundamental.

O SR. RONALDO FONSECA - A inscrição é nominal, Sr. Presidente! Não pode substituir, não!

O SR. AFONSO FLORENCE - Esse grupo que está aí quer aplacar o combate à corrupção, usando um discurso falacioso para enganar o povo brasileiro. Eles é que não querem votar o reajuste para os servidores públicos federais! Eles é que querem acabar com as políticas da agricultura familiar! Eles é que querem retirar os direitos trabalhistas e os direitos previdenciários!

Eles fecharam o Ministério da Cultura, mas acabaram derrotados, porque o povo brasileiro se levantou, e o Governo recuou.

Vamos derrotar este Governo sucessivas vezes, com o povo nas ruas, reagindo ao golpe político, por meio do voto do senhor e da senhora que nos acompanham, que optaram pela universalização do acesso às políticas públicas.

Até o dia 5, este Governo ilegítimo e golpista que aí está tem que depositar 250 milhões no convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, para garantir a continuidade dos 11.400 médicos cubanos no Brasil.

Eles, que foram contra o Programa Mais Médicos, agora têm que pagar. Senão, 45 milhões de pessoas no Brasil vão ficar sem os médicos do Mais Médicos. Esta é uma responsabilidade dos senhores que estão no Governo usurpando o voto popular!

Querem acabar com o Mais Médicos, querem acabar com o Bolsa-família, querem acabar com o Minha Casa, Minha Vida, querem acabar com a democracia no Brasil! Mas o povo está reagindo. Nós os derrotamos, lutando pela manutenção do Ministério da Cultura, e vamos derrotá-los, garantindo a continuidade de um Brasil mais generoso, um Brasil que combate a corrupção.

Esta gravação de hoje é gravíssima! Nós queremos convocar o Senador Romero Jucá para vir a esta Casa explicar o que está acontecendo nos bastidores, no esgoto desse Governo que conspira contra a República, que retira direitos e agora chega aqui para obstruir.

Nós do PT quisemos inverter a pauta para votar o reajuste dos servidores federais. É isso que eles não querem!

Portanto, nós votamos "não".