![]() |
|
O SR. SUBTENENTE GONZAGA (PSD - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, mais uma vez, nós nos referimos à decisão deste Plenário e do conjunto de Líderes que aquiesceu a uma demanda da Comissão de Segurança Pública, sob a Presidência do Líder Aluisio Mendes, para que, nesta semana, déssemos prioridade aos projetos da área de segurança pública. São 16 projetos, inclusive um de V.Exa., apensado, tratando do tema do estelionato virtual, uma realidade vinda com a tecnologia. O estelionato é coisa antiga, mas o uso da tecnologia nesse crime é recente por conta da evolução tecnológica. Portanto, é fundamental que nós apreciemos este requerimento de urgência para que amanhã nós possamos votar o mérito da matéria, conforme ajustado pelas Lideranças.
Fazemos um apelo para que possamos aprovar este requerimento de urgência neste momento para podermos, mais uma vez, instrumentalizar o Estado, instrumentalizar as polícias, instrumentalizar o sistema judiciário para combater e punir um crime que, na maioria das vezes, tem idosos e crianças como vítimas. As vítimas desse crime quase sempre são fragilizadas.
O estelionato é uma prática em que, infelizmente, o bandido explora a fragilidade das pessoas, o desconhecimento de determinadas áreas, a condição econômica e a fragilidade pela idade. Portanto, é um crime abominável, como todos os crimes.
Nós precisamos, então, aprovar este requerimento para que possamos, ainda amanhã, aprovar o mérito do projeto.
Muito obrigado, Sr. Presidente.