CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 12.2021 Hora: 18:40 Fase: OD
Orador: JOSÉ AIRTON FÉLIX CIRILO, PT-CE Data: 03/03/2021

 O SR. JOSÉ AIRTON FÉLIX CIRILO (PT - CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria fazer a defesa da importância da aprovação dessa matéria que trata do aumento do valor dos empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Quero dizer da importância dessa medida neste momento que estamos vivendo de crise, de pandemia e de dificuldades que trabalhadores, trabalhadoras, aposentados e aposentadas estão enfrentando.
Quero aproveitar esta oportunidade, Sr. Presidente, para fazer um apelo ao Relator dessa matéria, no sentido de que possa também acatar a Emenda nº 20, da Deputada Erika Kokay, que propõe a suspensão do pagamento do empréstimo consignado. Eu também apresentei um projeto de lei nesse sentido. Refiro-me ao Projeto de Lei nº 1.782, de 2020, pedindo a suspensão, por 6 meses, do pagamento das parcelas dos empréstimos consignados.
Há também, Sr. Presidente, o Projeto de Lei nº 1.328, de 2020, do Senador Otto Alencar, que foi aprovado no Senado, encontra-se para ser votado nesta Casa e tem o mesmo objeto. Pede-se a suspensão, por 6 meses, dos pagamentos dos empréstimos consignados, para que os aposentados e os pensionistas possam, de fato, ter um fôlego, em função de toda essa crise.
Todos nós estamos acompanhando a gravidade do aumento dos casos da pandemia e a imprevisibilidade de quando essa situação vai ser resolvida. Enquanto isso, as pessoas estão sofrendo, principalmente, os aposentados e os pensionistas. Por isso, é muito importante a aprovação dessa matéria.
Obrigado, Sr. Presidente.