CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 10.2022 Hora: 21:40 Fase: OD
Orador: SÓSTENES CAVALCANTE, UNIÃO-RJ Data: 23/02/2022

O SR. SÓSTENES CAVALCANTE (UNIÃO - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres colegas Parlamentares, nós estamos em uma daquelas tantas noites históricas deste Parlamento.

Neste Parlamento, com a digital de cada um de nós, que estamos aqui com delegação outorgada pelo povo brasileiro, tomamos decisões que afetam a vida de mais de 210 milhões de brasileiros. Esta votação de hoje afeta, em especial, a vida dos mais pobres, dos aposentados, que são os primeiros a desenvolver a compulsão, o vício em jogos de azar.

Queridos colegas, se jogos de azar fossem bons, eles se chamariam jogos de sorte. O próprio nome já diz o que é: jogos de azar.

Eu tenho posição diferente do colega que me antecedeu -- e até estranhei --, o Vice-Líder do Governo. Isso porque o Presidente Bolsonaro tem posição clara, é contra a legalização dos jogos de azar e já declarou que, se esta Casa e o Senado aprovarem o projeto, ele vetará. O Presidente Bolsonaro tem sensibilidade quanto ao que o povo brasileiro precisa de verdade.

A legalização dos jogos de azar, caso os colegas entendam, na sua maioria, por aprová-la, é um desastre às famílias dos brasileiros. Ora, qual dos colegas não conhece alguém que destruiu todo o patrimônio da sua família, tudo o que a sua família tinha, porque desenvolveu a compulsão a essa desgraça chamada jogo de azar?

Eu sou liberal na economia e conservador nos costumes. Quero dizer que eu não discuto isso - e não estou aqui neste momento discutindo o mérito da matéria, e sim o requerimento de retirada de pauta - com viés religioso, mas com viés técnico, porque já está comprovado que a legalização de jogos de azar não gera emprego, faz com que migrem empregos. As pessoas deixarão de ir a cinemas e a restaurantes para se enfurnar nesses resorts, onde será saqueado o dinheiro dos pobres usuários desse mal pelo dono da banca - esse, sim, sempre ganha.

Portanto, colegas, o mais coerente nesta noite -- e peço a aquiescência de todos, e não vou tratar isso como momento religioso em momento nenhum porque não é - é observarmos o que é importante para o povo brasileiro. E legalizar jogos de azar neste momento não é bom para o povo brasileiro.

Obrigado pelos 30 segundos, Sr. Presidente. Está registrada a paciência de V.Exa. com este colega, alagoano como V.Exa.

Eu só gostaria de pedir aos colegas que tenham muito consciência para votar este requerimento de retirada de pauta. Tenho a convicção de que muitos colegas sabem que estão do lado do povo brasileiro, que precisa da sua defesa, como seu representante.