CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 089.2.55.O Hora: 19:00 Fase: OD
Orador: LUIZIANNE LINS, PT-CE Data: 16/04/2016

A SRA. LUIZIANNE LINS (PT-CE. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, povo brasileiro, em especial meu povo, o povo do Estado do Ceará, dada toda a discussão que esta Casa tem realizado, dado o conteúdo das diversas falas dos Parlamentares, desta tribuna, está mais do que claro que este processo de impeachment da Presidente Dilma é um ato absolutamente político. Não há nenhuma denúncia concreta contra a nossa Presidente. Dilma é uma mulher séria, honesta e verdadeiramente preocupada com o povo brasileiro, diferentemente de muitos que se atrevem a julgá-la e que respondem a processos em diversos tribunais neste País.

A Direita partidária, conservadora e agora golpista, que nunca aceitou as mudanças sociais que viveu o Brasil, o avanço dos direitos civis, a conquista das liberdades democráticas, agora resolveu também não aceitar o resultado das eleições e busca a qualquer custo, em um momento de crise internacional, desestabilizar o Brasil.

Essas forças conservadoras receberam reforço de setores dos meios de comunicação de massa e de uma parcela significativa do Poder Judiciário, daqueles que deveriam estar promovendo a justiça no nosso País.

Do outro lado dessa trincheira histórica, vimos um povo reagindo contra o golpe, vimos diversas forças progressistas, defensores da democracia, artistas, intelectuais, juventude, movimentos sociais e populares, movimentos representativos de trabalhadores urbanos e rurais, centrais sindicais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, sem-teto, entidades representativas de jovens, estudantes, mulheres que lutam pela liberdade, negros e negras que lutam contra o racismo, homossexuais que lutam contra o preconceito e o conservadorismo. Esses combatentes das liberdades democráticas reagem de ponta a ponta deste País, contagiando de luta e de esperança ruas, praças e avenidas, em um emocionante movimento contra essa tentativa de golpear a democracia em nosso País.

Que Brasil teremos depois da votação do impeachment? Só nós Deputadas e Deputados poderemos responder. Podemos confirmar o golpe e voltar a ser o País da apartação social, da falta de oportunidades, da política econômica excludente, do preconceito, do desemprego, da desregulamentação dos direitos trabalhistas, da inércia no combate à corrupção, da entrega do patrimônio nacional.

Mas, felizmente, hoje milhões de corações e mentes estão se pronunciando em defesa da democracia. Na tentativa do impeachment, outros estão querendo fazer imposição à Presidente Dilma.

Nós sabemos que isso não é um fim em si mesmo. Isso é apenas o princípio de algo muito mais grave. Por isso, convocamos o povo brasileiro a resistir ao golpe.

Parafraseando o poeta, "nada a temer senão o correr da luta, nada a fazer senão esquecer o medo".

O Brasil vai reagir. Não vai haver golpe!