CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 086.2.55.O Hora: 05:04 Fase: OD
Orador: PAULO PIMENTA, PT-RS Data: 16/04/2016

O SR. PAULO PIMENTA (PT-RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Brasil hoje amanheceu com um verso que embala corações e mentes de defensores da democracia, a ideia da viravolta, a ideia da virada.

Quero dizer a V.Exas. que, se, por um lado, estamos felizes com estas notícias, por outro, temos a convicção de que não se trata de uma virada, porque, na realidade, a Oposição nunca teve os votos necessários para aprovar nesta Casa a sua proposta de golpe.

Vivemos, nesta semana, uma verdadeira avalanche midiática. Os grandes meios de comunicação, em especial a Rede Globo, a narradora do golpe, tentaram convencer a opinião pública de que esta vitória golpista já tinha acontecido.

Sr. Presidente, o Vice-Presidente Michel Temer, hoje pela manhã, publicou quatro tuítes, falando como Presidente da República, e anunciou medidas ao País, numa atitude que superou o seu intuito conspirador e que revela outra face. Temer, o Breve, o que foi sem nunca ter sido, anunciou ao Brasil hoje medidas como se Presidente da República já fosse.

Quero aqui dirigir a minha palavra ao povo brasileiro, a milhões de homens e mulheres que, ao longo dos últimos anos, acompanharam a construção desse projeto de transformação do Brasil iniciado pelo Presidente Lula, e que hoje tem à frente a Presidenta Dilma.

Nós temos orgulho de um Governo que mudou a vida de milhões de brasileiros, de um Governo que ofereceu especialmente aos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras, pela primeira vez em 500 anos, a possibilidade de serem enxergados pelo Estado brasileiro como cidadãos.

É por isso que nós estamos aqui. Uma bancada aguerrida e corajosa - não só o PT, mas o PCdoB, o PSOL e outros partidos -, que está aqui não para defender o Governo, mas, muito mais do que isso, para defender a democracia diante deste momento delicado da história do nosso Brasil.

Todos nós sabemos que a Presidenta Dilma é uma mulher honesta; todos nós sabemos que a Presidenta Dilma é uma mulher que não responde a nenhum processo, que não tem conta na Suíça. É uma mulher que, com a sua trajetória, inspira e orgulha qualquer brasileiro.

Estamos diante de um fato observado pela imprensa internacional de maneira perplexa. O principal juiz desse processo é nada mais, nada menos do que o Presidente Eduardo Cunha, um político que já deveria ter sido afastado há muito tempo, um político que não reúne condições morais, éticas, jurídicas de estar à frente deste Parlamento, menos ainda de presidir um processo dessa gravidade. Dilma Rousseff sendo julgada em um processo que tem como juiz principal Eduardo Cunha!

Senhoras e senhores, essa aventura golpista não tem limites! Pretendem não só afastar Dilma, mas transformar Temer em Presidente e Eduardo Cunha em Vice-Presidente da República. Não sei se V.Exas. se deram conta, mas, pela proposta golpista, Cunha passará a ser o primeiro na linha sucessória. A cada vez que Temer tiver que se afastar do País, Cunha - Eduardo Cunha - será o Presidente da República, eleito pelo voto de 300 Parlamentares que achavam que poderiam usurpar o direito de 55 milhões de brasileiros e brasileiras que elegeram a Presidenta Dilma.

Não haverá golpe, Sr. Presidente!

Quero aqui dirigir a minha palavra a esses Parlamentares que vêm à tribuna e nos ofendem; acusam-nos de defender um Governo corrupto; questionam a nossa bancada. Quero dizer aos senhores e às senhoras que não há sombra de dúvida sobre o caráter, a conduta e o compromisso dessa bancada com o Brasil.

Digam-me, senhoras e os senhores que estão em casa, que acompanham este debate, se é possível questionar a trajetória de Benedita da Silva, com a sua história de luta; do nosso Líder Afonso Florence, professor universitário, baiano; de Luiza Erundina; de Jean Wyllys; de Chico Alencar; de Marco Maia; de Wadih Damous. Companheiros e companheiras, somos um partido que reúne mais de 1 milhão e 800 mil militantes, homens e mulheres apaixonados pelo Brasil.

Os senhores vêm aqui e falam, falam, mas, na realidade, sabem que existe uma bancada que merece aplauso, reconhecimento, conduta ética, retidão dentro deste Parlamento: é a bancada dos Parlamentares que estão ao lado da democracia, Zé Carlos, na luta contra o golpe. E fazemos isso com orgulho, puro compromisso histórico.

Estão aqui homens e mulheres que não defendem esse Governo porque querem cargos ou espaço; homens e mulheres que não vendem o voto. Se alguém vende o voto, com certeza não está do lado de cá deste plenário; não está ao lado de partidos que têm história na luta pela democracia, na luta pelos direitos sociais, na luta pelo combate à corrupção.

Nunca houve tanto combate à corrupção. Lula e Dilma deram autonomia para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal poderem investigar crimes de corrupção. Nós queremos mais investigação, mais combate à corrupção, mas não de maneira seletiva, não de maneira parcial. É contra isso que se insurge o povo brasileiro.

Amanhã, domingo, nós teremos nesta Casa e em todo o Brasil uma festa de reafirmação da democracia. Não permitiremos que mais uma vez a Constituição brasileira seja rasgada, a democracia seja jogada no lixo por um grupo de Parlamentares derrotados na eleição, que se uniram com Eduardo Cunha em troca da salvação do seu mandato para dar um golpe neste País.

Não vai ter golpe! Vai ter luta! O povo na rua defende a democracia.

Salve o povo brasileiro, a nossa democracia e a Presidenta Dilma! (Palmas.)